sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Crítica: Imortais é um espetáculo de visual e ação, falhando porém dramaticamente.

Começo falando que somente dois aspectos no filme me deixaram intrigados, Teseu ser um bastardo (na mitologia ele é um príncipe) e os Deuses do Olimpo serem tão novos (nunca tinha visto um Zeus tão novo, juntamente com Poseidon). O filme é uma aventura bastante legal, superior ao seu "irmão" em estilo de filme, Fúria de Titãs. Gianni Nunnari e Mark Canton ( de 300 ), produzem este filme que é dirigido pelo indiano Tarsem Singh, sofrendo o longa com as comparações com 300.
Na trama vemos o Teseu (Henry Cavil, o novo SuperMan), aqui um bastardo (este é o maior problema do filme, ele era príncipe) escolhido por Zeus (Luke Evans e John Hurt) para lutar contra o Rei Hipérion (Mickey Rourke) que pretende pegar o Arco de Épiro para libertar os Titãs (inimigos dos Deuses) no Monte Tártaro ,para iniciar uma guerra mítica. Teseu é acompanhado por uma bela sacerdotisa do oráculo (Freida Pinto) para tentar impedir que os titãs sejam libertos.
As cenas de ação do longa são muito bem feitas. O diretor ficou bem mais atento aos detalhes das cenas de ação do que Snyder em seu filme 300. Belos figurinos (tudo bem, exagerados, mas também parece que alguns querem que fossem roupas usadas na Paris Fashion Week), e ambientes exóticos, com ótimos apreços pela arquitetura e decorações. Os movimentos dos atores nas cenas de ação em câmera lenta é bastante valorizado pelo diretor, dando uma sensação bem legal de curtir as cenas em detalhe.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Livros Apaixonantes, Filme Decepcionantes ?

Há um certo tempo, livros vem se tornando filmes, e com isso a tela nos mostra o que nossa imaginação foi fazendo ao decorrer de toda leitura. A leitura é para mim uma paixão, algo que me faz viajar, flutuar, e sair um pouco da vibe desse mundo, afinal, o mundo está um caos, e a leitura, me proporciona instantes perfeitos, onde viajo em novos mundos e compartilho novos sentimentos, ou seja, sempre quando leio crio um vinculo com alguns personagem e tenho certeza de que muitos são assim também.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Vida, mudanças ou algo do tipo

A vida é muito longa?
A vida é muito curta
O homem mais velho da Terra está novo demais pra morrer
O feto fecundado há alguns dias atrás na Terra está velho demais pra viver
Mas é preciso que morra
Mas é preciso que viva
Só com a morte conseguiremos, cada vez mais, mudar e mudar as mudanças
Só com a vida conseguiremos, cada vez mais, nascer num mundo mudado e mudá-lo de novo
Nem toda mudança significa progresso
Podemos mudar pra pior muitas vezes antes de andar pra frente
Mas precisamos das mudanças sempre
Boas ou ruins
Precisamos delas para não ficarmos parados no tempo
Precisamos delas para que dêem uma sacudida na nossa vida
A vida é boa demais pra você sempre se acabar num copinho de coca-cola

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Crítica: Missão Impossível - Protocolo Fantasma traz Tom Cruise de volta a boa atuação em filmes.

Finalmente durante anos Tom Cruise (que já esta chegando ao 50 anos) volta a fazer um filme que posso dizer de fantástico. O melhor filme de ação do ano e seu melhor filme em décadas. O brilho do filme (brilho da imagem) é excelente. Uma ótima produção, melhor dizendo, uma produção espetacular.
Cruise é dirigido pelo Brad Bird, diretor de filmes animados como Os Incríveis, O Gigante de Ferro e Ratatouile. A escolha do elenco foi bastante feliz, a linda Paula Patton, o Jeremy Renner (Guerra ao Terror) e o Simon Pegg (Star Trek). O personagem de Jeremy foi criado para substituir o de Tom caso ele queira deixar a série no futuro. O filme conta com grandes efeitos especiais e belas locações, como uma tempestade de areia em Dubai e nessa mesma cidade um cena fantástica que o Ethan (Cruise) tem que escalar o prédio mais alto do mundo, muito inspirado em Jackie Chan. Outra cena é a explosão do Kremlin na Rússia, muito bem feita.
O roteiro do filme foi escrito pelos Josh Appelbaum e André Nemec. Fiquei bastante feliz logo no começo ao escutar o tema conhecido por todos da série de filmes. Toda a trilha foi composta por Michael Giacchino.

Crítica: A Pele que Habito confirma Pedro Almodóvar como um dos melhores diretores da atualidade.

Ansioso para ver mais um trabalho do diretor Pedro Almodóvar, considerado por alguns críticos como o melhor de sua área. A Pele que Habito é mais um grande filme de do diretor espanhol, que volta a trabalhar com Antonio Banderas após 19 anos, depois de terem discutido a ficado sem se falarem.
Na trama vemos o Banderas como um cirurgião plástico que perde sua filha adolescente (ela faz tratamento por um acontecimento trágico que ocorre no filme), e também sua mulher queimada, que morre não das queimaduras, mas sim (ops!! já ia contando uma parte importante do filme, assistam para saber). Ele começa a realizar experiencias com um novo tipo de pele artificial, muito resistente, em uma paciente (Elena Anaya, muito bela por sinal) que mantém contato amorosos, e esta pretende fugir da casa onde Banderas faz suas pesquisas.
Todo o filme é bastante complexo, felizmente suas explicações vai aparecendo ao pouco, muito chocantes e que horrorizam muito (alguns na sala de cinema onde fui ver, no Shopping Tacaruna ficaram sorrindo com algumas cenas, eu fiquei até meio perturbado).
Os atores estão muito bem no filme. Quem diria o Antonio voltando a trabalhar com o Almodóvar neste belo filme. Ele esta muito bem no longa, mostra-se seguro. Uma atriz que trabalha muito com o direto, Marisa Paredes, faz uma (acho que uma ama) que o personagem de Banderas não sabe que ela é sua mãe. Esta mulher tem um filho, tarado e sem noção do que faz, que acaba cometendo mais uma tragédia, violentado a Vera, personagem de Elena.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A ajuda da cabra


Dia 22 de Dezembro, está quase chegando o natal, mas eu irei falar de algo totalmente diferente, hoje começa o dia do signo de Capricórnio, o carneiro, e como de costume irei falar sobre o mito que deu orígem ao signo.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Hipocrisia no Fim de Ano

Mais um fim de ano que se aproxima, mas uma época de hipocrisia nos cerca.
Então é Natal, época de comemorar o nascimento de Cristo, mesmo quando
temos certeza de que, ele NÃO nasceu nesta data.
Pessoas enxergam a vida como uma competição, passam o ano todo
embriagadas no egoísmo, e agora, só agora, nesse instante fingem se importarem
umas com as outras, e famílias mais do que nunca, querem estar reunidas.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ao anoitecer

O amanhecer nem é tão lindo quanto o dia quando vai morrer.
O amanhecer é o saber da manhã começando, 
Mas também o saber da noite que anoitece chegando.
A noite, com o seu anoitecer escuro e frio, 
Não se compara a essa manhã que amanhece e chega.
A noite anoitecendo indica o dia anoitando, 
Mas a manhã amanhecendo indica o dia acabando e começando.
Um ciclo sem fim desse amanhecer que nos enche de esperanças 
Que irão se esvair com o anoitecer de nosso dia.
Mas amanhã a manhã amanhecerá
E sempre anoitecerá na noite ao anoitecer.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Enquanto os sentimentos flutuam...

Os sentimentos estão flutuando e me encontro no vazio.
Um vazio extremo, mas delicado onde as ventanias são apenas brisas.
As palavras não são necessárias quando se entende o olhar, o toque...
Entender.
Continuar acreditando que durante a noite quem ilumina é o obscuro.
Tentar se esconder da lua, mas logo se mostrar sem medo de caminhar no escuro.
Um escuro, na perspectiva mais inocente, que protege.
Só ver aquilo que faz os sentimentos continuarem flutuando, infinito...

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O contraste em equilíbrio

Hoje é aniversário de Oscar Niemeyer, mas eu assumo que gosto de muitos movimentos artísticos e artistas, mas ele eu não consigo gostar, e me desculpe para aqueles que gostam dele, mas prefiro não falar sobre ele, em compensação outro artista nasceu nesse mesmo dia, este seria Victor Brecheret. Nascido em 1894, em Farnese, na Itália, ele perdeu sua mãe logo cedo, e veio aos seis anos para o Brasil onde muito tempo depois foi naturalizado brasileiro devido a problemas jurídicos e judiciais.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rochelle Oliveira, Nova Autora

Rochelle Oliveira, 18 anos, recifense, atéia.
Graduanda do curso de História na Universidade Federal de Pernambuco.

Posso dizer que, estou muito honrada em, a partir de hoje, fazer parte deste blog. 
Estou aqui com a ideia de fazer dos meus textos, motivos de discussão e reflexão. 
Não prometo falar de um só assunto, estou aqui para falar quase tudo o que penso.
Falarei de assuntos que a meu ver são importantes, e com isso quero que
os meus textos possam provocar flexão quanto às ideologias, atitudes e pensamentos.
Venho me juntar a esses ótimos autores/historiadores com a intenção de fazer desse
mundo um lugar melhor, e tentarei fazer da maneira que posso, através das minhas palavras.

Estarei aqui todas as quartas-feiras, espero por vocês. 


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Indicação de Livros: Ramsés



Gostaria de aproveitar que citei a História no post anterior para indicar um livro, melhor dizendo uma série, de autoria do egiptólogo francês Christian Jacq, de título: Ramsés. Apaixonado pelo Antigo Egito, esse autor escreveu muitos livros sobre o assunto, no qual um deles, O Egito dos Grandes Faraós, lhe deu o prêmio da Academia Francesa. Entre outras obras estão: Mozart (com 4 volumes), A Rainha Liberdade (com 3 volumes), um chamado O Caso Tutankhamon (do qual gostei bastante) e muitos outros sobre a magia e os mistérios que caracterizam umas das mais antigas e mais apreciadas civilizações por seus grandes e belos monumentos e seus mistérios, como as pirâmides de Gizé, a Esfinge e os tantos faraós que governaram às margens do famoso Rio Nilo.

Repetições na História

Acho, particularmente, a teoria histórica e suas vertentes de debates bastante complexa. Com certeza abre os caminhos do pensamento para muitas coisas, para muitos esclarecimentos e inúmeras novas dúvidas. Quero, com esse post, abordar um pouco dessa teoria em detrimento da política internacional do momento, também aproveitando o último post de Thiago Soares (um autor do nosso blog) de título "Resumo semanal".

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Indicação da Semana: A Hora do Rush


A Hora do Rush é o primeiro filme da trilogia do mesmo nome, com os atores Jackie Chan, que alias é meu ator favorito, e o Chris Tucker, como Inspetor Lee e Detetive Carter. Na trama temos um grupo de mafiosos que tenta contrabandear peças milenares da cultura chinesa, mas são impedidos pelo personagem de Jackie Chan. O cônsul Han (Tzi Ma), irá para os EUA residir em Los Angeles como diplomata chinês. O líder do grupo mafioso, Juntao, planeja uma vingança e sequestra a filha do cônsul. O cônsul convoca o Inspetor Lee para ajudar nas investigações com o FBI, porém este acredita que ajudas externas atrapalham o processo de investigação e chama o Detetive Carter para tentar atrapalhar Lee. No decorrer os dois acabam descobrindo a real intenção do FBI e começam a ajudar um ao outro para tentar salvar a pequena garota.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

As cores do mural


Hoje é dia 8 de dezembro, estamos quase chegando no natal, mas não é do natal que irei falar, na verdade hoje é o aniversário de alguém tão próprio e importante que devo deixar de lado as árvores de natal e os presépios, irei homenagear hoje o grande pintor mexicano Diego Rivera. Ele nasceu em 1886, em Guanajauto, mas passou pouco tempo no México (onde inicialmente havia estudado na Academia de San Carlos, na Cidade do México), logo ele viajou para a Europa devido a uma bolsa de estudos onde teve contato (maravilhoso) com grandes artistas como Pablo Picasso, Salvador Dalí, Juan Miró e Antoni Gaudí, o que foi muito importante para sua arte.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Resumo Semanal

               Nessa postagem tentarei fazer um resumo do ocorrido na semana, em relação à politica e economia do Brasil e do mundo. Pensei nesse novo tipo de texto como uma forma rápida de as pessoas que se interessarem ficarem "ligadas" no que está acontecendo sem ter que se preocupar em chegar em casa determinado horário para ver o jornal (acho que assistir o jornal pela internet por uns 4 dias, não é muito legal...). 

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Teoria do Big Bang não é apenas uma teoria

"É uma teoria e é bom que digam isso porque pode-se esperar que eles sintam o mesmo sobre a Teoria da Gravidade e podem sair flutuando pra casa do caralho!" - Tim Minchin se referindo a quem diz que a Teoria da Evolução é apenas uma teoria.
     Eu pensei em fazer algumas publicações explicando a Teoria do Big Bang, mas eu, com certeza, não teria tempo de fazer essa semana. Eu prefiro fazer tudo de uma vez e depois dividir em partes, que acho que serão 8 ou 9 partes. Grande, né!? Apesar do que meu amigo, também autor deste blog, Rafael Ferreira me sugeriu, eu não vou "deixar a desejar" ou pedir para que vocês, leitores, procurem mais informação em outro lugar. E essa não é a 1º parte das publicações, só vou explicar algumas diferenças sobre a palavra "teoria".

sábado, 3 de dezembro de 2011

Dublagem brasileira- parte III


Começo pedindo desculpas por não ter postado na sexta-feira (02/11), estive ocupado com alguns problemas pessoas. Voltando ao post de dublagem, falei no anterior que falaria de dublagens clássicas, mas nesse gostaria de frisar uma em particular: a do seriado Chaves.
A dublagem da série está marcada na memória de muita gente. Algumas pessoas acreditam, por incrível que pareça que a série é brasileira. Também, com uma dublagem perfeita quem não se enganaria?! O grande seriado foi dublado na antiga MAGA, estúdio de dublagem que pertencia ao Marcelo Gastaldi, o dublador do Chaves. Muitos dos dubladores se tornaram famosos, aparecendo na emissora de TV aberta SBT. É o caso do Nelson Machado, dublador do Kiko. Nelson é um dos profissionais mais requisitados do Brasil, trabalhando em diversos filmes e séries. Na série Chaves, fez um grande trabalho ao dublar o Kiko, sendo querido até hoje por milhões de fãs brasileiros que admiram o seriado e a dublagem. É estranho para os fãs, para mim também, já que sou fã declarado do seriado, assistir com o áudio original.

Napoleão Bonaparte - Parte III

Napoleão acabará de perder seus melhores soldados e comandantes, e os que restaram nunca se recuperariam (emocionalmente, pelo menos) dos horrores da campanha russa. Ao chegar a França, o Imperador manda recrutar os reservas mais novos para formar as fileiras do exército. Em pouco tempo, ele consegue armar e prover um exército de quase 400 mil soldados, mas a maioria com pouco mais de 18 anos.  Logo foi formada uma nova aliança de países para atacar a França, encabeçados por Rússia, Suécia, Reino Unido e Prússia, começaram as hostilidades, tendo como cenário principal a Europa central. No decorrer da guerra a Áustria se alia aos inimigos de Napoleão e entra na guerra. Em 1813, ocorre a batalha de Leipzig, também conhecida como a Batalha das Nações, tendo em vista o grande número de nações envolvidas nela (França, Prússia, Rússia, Áustria, Suécia e vários pequenos estados alemães) em que o Imperador é acometido por grande derrota, tendo que voltar para a França. Chegando à França, consegue reunir um exército de 50 mil soldados, e começa a combater os inimigos invasores aos poucos. No período de invasão francesa, Napoleão conquista varias vitórias, contra exércitos mais numerosos e melhor equipados. Enquanto o Imperador luta nos campos, um exército chega às portas de Paris, rendendo suas defesas e fazendo com que a assembléia votasse na deposição de Napoleão. Em 14 de abril de 1814, Napoleão recebe a carta pedindo para que ele abdique do trono francês e em 15 de abril ele assina o Tratado de Fontainebleau , onde ele abria mão do trono francês e das possessões que a França ganhara com as guerras anteriores, e receberia a ilha de Elba, onde deveria permanecer em exílio. Quando Napoleão abdica, assume a coroa, Luís XVIII, no evento conhecido como Restauração Monárquica.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ações humanas



Em minha vida sempre observei muito o que as pessoas fazem umas com as outras e consigo mesmas, sem nunca entender a que ponto seguimos, apenas seguimos. Não entendo a violência tanto quanto não entendo o amor, e isso me torna um espectador frustrado. Talvez o fato de eu nunca ter agredido alguém com real vontade (das vezes que tentei hesitei), tanto quanto nunca amei por completo, mas observo os outros e tento entender por meio daqueles que me falam sobre essas questões o que realmente são essas duas partes de um todo.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Bye Bye Elton

     Noticiamos que nosso amigo e autor, Elton Alves, saiu do blog. Ele não publicará mais. Essa foi uma decisão dele mesmo. Não temos muitas informações dos motivos de sua saída. Abaixo uma lista das suas publicações.

Dos possíveis benefícios das crenças
O que fazer quando uma boa parte dos cristãos não são cristãos
Memórias de um sonho
Belo Monte e a moça engraçada

terça-feira, 29 de novembro de 2011

No que você prefere acreditar?

     Outro dia, vi um episódio do Mundo da Lua no Youtube que me fez pensar nesse assunto.

     Você prefere acreditar que amanhã você vai estudar, ou trabalhar, ou seja lá o que você faça, ou você prefere acreditar que um dia você vai apertar o botão vermelho de um gravador e dizer: "Alô! Alô! Planeta Terra chamando! Planeta Terra Chamando! Alô! Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva falando diretamente do Mundo da Lua onde tudo pode acontecer"; e ser embarcado em uma aventura miraculosa?

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Um ditado e Um país sem nome

Há um ditado árabe que diz: "My father rode a camel. I drive a car. My son flies a jet airplane. My grandson will ride a camel". A partir desse ditado, eu quero trazer um assunto que desde que a História é História, existe. A colonização (no sentido de: invasão bárbara para "levar" progresso a locais "atrasados", ou levar interesses a locais "interessantes").

sábado, 26 de novembro de 2011

Incidente no Paquistão

               Hoje, um helicóptero da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) atacou um posto militar paquistanês dentro do territorio deste país, matando 28 soldados. Nesse mesmo ano, tropas americanas invadiram o país para matar o terrorista Osama Bin Laden. Até que ponto grandes países vão desrespeitar a soberania dos países menores? 

Napoleão Bonaparte - Parte II



               Napoleão foi coroado no dia 2 de dezembro de 1804, em Paris, com a presença do Papa Pio VII, onde ocorreu a famosa cena em que o Imperador retira a coroa das mãos do Papa e coroa a si mesmo e a sua mulher, simbolizando que nem a igreja estava acima do novo estado imperial francês. Foi no entusiasmo da coroação que Napoleão começou a dar vida a um de seus mais ousados planos: A invasão da Grã-Bretanha. Logo na virada do ano, o Imperador começa a preparar um exército no norte do país, e a preparar suas esquadras para dar batalha à grande marinha inglesa.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dublagem Brasileira - parte II


Estou aqui de volta tentando defender a dublagem brasileira (pelo menos como era antes, a melhor do mundo). No post anterior falei que os filmes originais também são dublados. Como assim, manél?! Simples, um ator grava as cenas normalmente, mas sem um microfone embutido, ou seja, ele depois vai para um estúdio e dubla a si próprio. Muitos criticam a dublagem como se fosse uma mímica, porém os filmes originais como são dublados, em boa maioria, podem sim também serem mímica. Em Piratas do Caribe, acredito, teve boa parte de suas cenas dubladas. Os equipamentos não conseguiriam gravar as vozes dos personagens em meio a muito barulho.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cabaret




Lautrec pintando o retrato de Berta em Père Foret em Montmartre, Paris

Hoje é 24 de novembro, e irei comemorar o aniversário de um grande pequeno artista, perdoem-me pela piada, mas eu não poderia deixar de comentar uma entre tantas características de Henri de Toulouse-Lautrec. Nasceu em Albi, na França, em uma família nobre, ele desde início era impulsionado a seguir a família, mas não foi exatamente assim que tudo aconteceu. Ele possuía uma doença, na época desconhecida, logo incurável, tornando seus ossos frágeis, com isso por duas vezes sofreu quedas que causaram a quebra, primeiro, de seu fêmur esquerdo e depois o direito. Devido aos métodos da época, seus ossos não puderam se desenvolver como no resto do corpo, com isso ele se tornou um adulto com pernas de criança, com 1,52 m.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Belo Monte e a moça engraçada.

A construção da Usina de Belo Monte continua dando o que falar. Muito se fala sobre as proporções do impacto ambiental que será causado pela obra faraônica do atual Governo. Na verdade, pouco se discute e muito menos se resolve. Um projeto como esse, no mínimo deveria ser debatido abertamente com a população, mas não, em nome do “Progresso” e do “Desenvolvimento” tudo é permitido, tudo é possível.
Os danos que serão causados com a construção desse complexo irão muito além do que se pode imaginar. A biodiversidade irá sofrer impactos irreversíveis. O desvio do curso do rio irá afetar de forma direta aqueles que dependem dele para sobreviver, que dependem da caça e da pesca, essa parte do rio secará e levará com essa seca o sustento de muitas famílias ribeirinhas. As populações que estiverem no meio do caminho das áreas alagadas terão que ser deslocadas para outro lugar, ou seja: Saiam da frente, aí vem o progresso. O que é 100 km de rio desviado pra quem não sobrevive de forma direta dele? O que é ser deslocado de onde mora pra quem passa a maior parte do tempo fora de suas casas, vivendo em uma dinâmica de vida diferente dos que habitam os locais afetados? Só um detalhe.

Na seta da flecha

22 de novembro, o sol agora está se direcionando à uma nova constelação, eu sei que as pessoas não são muito ligadas a signos, mas como no de escorpião, esse eu vou falar sobre o signo seguinte que começa hoje, estou falando de sagitário, o centauro.
O mito de sagitário inicia com o amor de Cronos (deus do tempo romano) com a oceaníde Fílira, dessa relação nasceu Quíron, como Cronos havia se transformado em um cavalo para conseguir se aproximar de Fílira, Quíron nasceu metade humano metade cavalo, ou seja, ele era um centauro. O centauro em geral representa a relação entre o humano e o natural, o racional e o irracional.

Deus quer que você sofra

     Imagina você quando descobre que tem AIDS. O governo pode te pagar milhares de reais por ano de medicamentos pra tu viver mais uns anos da tua vida. Então, tu vai na tua igreja e fala com o pastor o que está acontecendo e ele lhe diz: "Deus vai lhe salvar! Se você orar pra ele, ele vai tirar esse vírus de você." Se você obedecer a ele, em algum tempo você vai sentir febre alta e diarréia, mas quando teu sistema imunológico cair muito, você pode ter pneumonia, câncer, perda de memória e dificuldades de coordenação motora. E depois você sente sete palmos de terra em cima de você. Pra quem não entendeu: VOCÊ MORRE. No teu enterro haverão pessoas que dirão que você não rezou o suficiente, ou que você não acreditou com vontade. Quando forem contar ao teu pastor que você morreu, ele vai dizer: "Eu não mandei parar de tomar a medicação. Os médicos tratam, Deus cura."

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Profecias e 2012

Assisti a um documentário esse final de semana sobre o calendário Maia, o fim de um ciclo e uma possível mudança na vida do planeta como hoje a conhecemos a partir de profecias. Alguns dizem que o fato de 21 de dezembro de 2012 ser o último dia no Calendário Maia, significa o fim da vida, catástrofes e alterações em todo o planeta. Já há quem ache que o último dia do Calendário Maia apenas significa a justa recontagem dos dias, ocorrendo o ciclo do calendário. Fora essas, existem outras várias explicações e hipóteses para mais um "fim do mundo".

sábado, 19 de novembro de 2011

O povo na Praça Tahir

Confronto entre a polícia e manifestantes na Praça Tahir, no Cairo, neste sábado
Confronto entre a polícia e manifestantes na Praça Tahir, no Cairo, neste sábado





                Nesses últimos dias, manifestantes estão se reunindo na tão conhecida Praça Tahir, no Cairo, pedindo que o governo militar facilite as eleições para eleger um governo civil no Egito, coisa que não se vê há muito tempo. Os mesmos manifestantes que passaram semanas na praça contra o governo de Mubarak estão se reunindo de novo para novos protestos.

Napoleão Bonaparte - Parte I

Napoleão atravessando os Alpes

                Essa semana, não tive muito tempo para assistir jornais e ver a situação mundial, então, falarei sobre uma pessoa que eu tenho muito apreço, posso até chamar de meu ídolo, o General, depois Imperador, Napoleão Bonaparte. Para não se tornar um texto imenso, dividirei-o em duas partes. Essa é a primeira, a segunda, só semana que vem.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Dublagem brasileira: continua sendo a melhor do mundo?

     Para algumas pessoas que me conhecem, eu sou fã da dublagem brasileira. Quem nunca viu um filme, e no inicio escutou, “Versão Brasileira....”. O Brasil já teve (é, isso mesmo, já teve) a melhor dublagem do mundo. Quando vejo alguns filmes antigos, fico maravilhado com a dublagem. Hoje, o que vejo é o ramo sendo cada vez mais dominado por não profissionais da área, e afastando cada vez mais aqueles que realmente entendem do assunto.

Indicação da Semana: A Lista de Schindler


Vou começar diretamente, este é para mim o melhor filme da história do cinema. Steven Spielberg se consagrou ao fazer este longa, considero particularmente sua obra-prima. O filme, gravado em 1993, conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão e nazista que salvou a vida de 1100 judeus durante o Holocausto, ao conseguir colocá-los como empregados numa fábrica a qual era dono.
Escrito por Steven Zaillian (Gangues de Nova York), o filme foi baseado na obra de Thomas Keneally, Schindler's Ark. Com excelentes atuações, vemos o Liam Neeson como o protagonista principal. Liam por esse papel foi indicado ao Oscar, infelizmente não ganhou, indo o Oscar para Tom Hanks em Filadélfia. Ben Kingsleey (Gandhi) faz o ajudante de Oskar, Itzhark Stern, e o Ralph Fiennes faz o antagonista da série.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Aprender arte

     Hoje estava sem muita criatividade para desenvolver algo, deveria falar sobre algum aniversariante do dia, como Albert Bertelsen, Arman e Rem Koolhaas, mas peço desculpas a eles, e não se preocupem serão devidamente homenageados em algum momento.
     Decidi então falar de algo simples, porém que me deu vontade, queria apenas dizer a todos, que querem aprender alguma arte, o seguinte: não pensem que produzir uma obra é fácil, rápido e logo. Para uma pessoa ser um bom artista precisa de muito tempo de treino, todo dia estar rabiscando algo, escrevendo pelas bordas, debaixo do chuveiro, tanto faz, o importante é que não parem de treinar.


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Veio a mente enquanto cagava


Musiquinha legal! Aperta o play se quiser.

Amigos meus. Amigos de quem. Amigos daquele que não pode dizer a verdade sobre a amizade. Ou até poderia, mas se veria encurralado em sua mente tentando achar o que dizer. Amigos de verdade são o que me basta. Além daqueles amigos que por tanta ironia de sua parte nunca saberei se são amigos de verdade.


segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Educação, UNESCO e o Sudão do Sul

     Recentemente, de 25 de Outubro a 10 de Novembro de 2011, em Paris, ocorreu a trigésima sexta sessão de conferencia geral da UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization). Com isso, quero expor aqui três pontos que considero essenciais a serem conhecidos, claro, com mais profundeza do que vou falar aqui, mas que são importantes e vou explicar porque o são. (a) a educação no mundo, como uma uniformidade de objetivos a tentar transformar as sociedades num meio mais igualitário, (b) a UNESCO como uma unidade mundial de extrema importância para a implantação da educação, desenvolvimento e informação no mundo e (c) um país pouco conhecido, com uma realidade de extrema dificuldade, que teve agora a pouco sua admissão à UNESCO, neste caso, o Sudão do Sul.

sábado, 12 de novembro de 2011

A crise chega de vez na Itália.

                Na noite desse sábado, o primeiro ministro italiano Silvio Berlusconi, o mesmo que resistiu a dezenas de denúncias de corrupção, sexo com menores, atividades mafiosas e por 50 votos de confiança no senado, renunciou ao cargo que ocupava desde 1994. A crise econômica que afeta a Europa chegou com força na Itália essa semana, o que levou a vários protestos no país, desencadeando novos “furos” contra o primeiro ministro, que para tentar ajudar o país, anunciou sua renúncia.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cinema trash - final


Finalmente – como se três partes fosse grande coisa – vou encerrar a saga de filmes trash aqui no blog. Não sei por qual começar, mas deixei os melhores, ou piores como queiram, para este último post. Como são muitos não entrarei bastante em críticas nos filmes, falarei mais de seu enredo e impacto que teve na época de seu lançamento e até o presente.
Portanto, começando com o Ataque dos Tomates Assassinos. Este filme que é um clássico Cult, conta com cenas hilariantes, como um tomate rolando atrás de um homem, cena engraçadíssima, nunca imaginei ver esse tipo de situação no cinema, o tomate rola até pela escada. Outra cena é um tomate gigante indo em direção a mulher e esta correndo feito uma louca no estacionamento de um supermercado, pelo que me lembre. Efeitos mal feitos, roteiro terrível marcam este filme, considerado um dos piores do cinema. Originou mais três continuações, bem melhores que este primeiro filme.

Indicação da semana: Filadélfia


Filadélfia foi uma dos grandes filmes que assisti. O longa-metragem ganhou dois Oscar®, de melhor ator para Tom Hanks e de melhor canção original para Bruce Springteen pela canção Streets of Philadelfia. O filme me surpreendeu bastante pela interpretação do Hanks. Quando este ganhou o Oscar, fiquei impressionado, tinha apostado todas as minhas cartas para o Liam Neeson pela sua interpretação em A Lista de Schindler (para mim o melhor filme de todos os tempos). Mas quando vi Filadélfia, fiquei maravilhado com um grande filme, principalmente pelas atuações.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Characters and caricaturas

     Hoje é 10 de novembro e é aniversário de mais um desconhecido para muitos, eu mesmo não o conhecia, o que não impede que outros o conheçam. Eu estou falando do pintor e gravador inglês, William Hogarth, este nasceu em 1697, em Londres. Ele demorou muito tempo para iniciar seus trabalhos, apenas em 1720 ele se tornou ajudante na oficina de Elis Gamble, um conhecido, e depois se tornando independente produzindo em cobre, fazendo vários trabalhos em livros como em Hudibras, de Samuel Butler. Ele inicia também várias gravuras alegóricas como em "The south sea scheme" e "The lottery", tornando-o muito conhecido, principalmente por gravuras de sátiras.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A outra face da moeda

     Desde muito tempo tenho tido conhecimento de diversas doenças que afetam seres humanos e que afetam seu auto-controle e suas ações, principalmente psicológicas. Gosto muito de psicologia, e de vez em quando estudo psicopatologias, mas não falarei apenas delas, nesse post quero abrir os olhos das pessoas para questões sérias e das quais ninguém sabe, ou pelo menos a grande maioria da população brasileira, e creio que até mesmo mundial, não tem conhecimento.

Memórias de um sonho

Três passos à frente e essa seria sua última caminhada. Por um instante ele parou e refletiu sobre a vida, sobre o que o levara a cometer tal ato. As lágrimas em seus olhos denunciavam o pesar que passava por sua cabeça naquele instante.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Глюкоза - Glukoza





     Sei que não sou um crítico de música respeitado e que meu gosto musical é muito amplo, e, às vezes, muito diferente, mas vou começar a recomendar algumas bandas ou cantores por aqui. E pra iniciar, a garota russa.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Fundação Alexandre de Gusmão e Incentivo à Leitura

     Quando fui à Bienal do Livro de Pernambuco esse ano, no mês de outubro, já esperava que houvesse muitas livrarias vendendo seus livros com os mesmos preços de vendas diárias. Porém, ao rodar toda a feira de livros, conheci um stand com o nome Fundação Alexandre de Gusmão.
Nesse stand, todos os livros (novos, não usados) custavam dez ou vinte reais. Mas esses preços eram apenas simbólicos, pois no site dessa Fundação estão todos os livros que estavam à venda, disponibilizados para download grátis em pdf.

sábado, 5 de novembro de 2011

Tensão no Oriente Médio


               O Oriente médio é um lugar de grandes conturbações, desde sempre, e agora, além da “primavera árabe” uma guerra está para surgir entre Israel e Irã, e, pela primeira vez, não está sendo incentivada pelo Irã.  Antes de qualquer coisa quero esclarecer uma coisa: não gosto do estado de Israel, e não, não sou nazista, só não vejo como poder ser a favor de um país que teve seu território criado a partir da expulsão em massa de milhares de famílias de suas casas, sem grandes reparações, e em alguns casos, usando da violência na metade do século XX.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cinema Trash - parte 2



Voltando a falar de filme trash. Neste post vou trazer mais alguns dos piores filmes já feitos, alguns que vocês nunca ouviram falar, outros até que possivelmente ("possivelmente" porque além de minha pessoa, só minha irmã e meu amigo Raul da UFPE já viram alguns destes longas trash) vocês ouviram ou até já assistiram a um destes filmes.

Começando com O Incrível Homem que Derreteu (foto ao lado, e que foto hein?!). Este filme mostra um astronauta que volta de uma missão no espaço, porém com uma doença que faz sua pele derreter, necessitando ele de comer carne humana (a la filme zumbi) para voltar ao normal. Este longa conta com o que todo filme trash tem, como falei no post anterior, roteiro terrível, montagem ruim, mas até que contou com uma razoável maquiagem, como pode-se notar na foto. Simplesmente este longa é mais um na lista dos meus piores da história.

Indicação da Semana: O Grande Truque


Minha coleção de DVD's conta com noventa e quatro filmes, e este com certeza esta na minha coleção de OURO. Um dos melhores filmes que eu já assisti. Christopher Nolan nos mostra um filme excitante e misterioso, um de seus melhores trabalhos no cinema. Nolan, que na minha opinião é um dos melhores diretores da atualidade (se não o melhor) fez um filme com roteiro fantástico, uma história que prende o espectador até o fim do filme. Eu já sou seu admirador depois do filme no qual recebeu uma indicação ao Oscar de melhor roteiro (alias, já deveria ter recebido um Oscar) por Amnésia, um filme que tem uma narrativa estruturada no reverso (de trás para frente).
Como na maioria dos seus filmes, Nolan dirige, produz e faz o roteiro deste longa. Na trama vemos Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale), dois mágicos rivais que brigam para ter o melhor truque de ilusão, iniciando uma competição com péssimos resultados. O filme, felizmente, conta com ótimas atuações do Jackman e Christian nos personagens principais, Michael Caine como um engenheiro que cria alguns truques, Rebeca Hall como a esposa de Borden, Scarlett Johansson como assistente de Angier e David Bowie como um inventor. Dos atores, quem me impressionou na atuação foi o David como Nikola Tesla (um inventor que realmente existiu), passando uma veracidade para o público. Nolan afirmou que não via ninguém melhor para interpretar o Nikola neste filme, acertou em contratá-lo.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Em uma maravilhosa mistura de estilos

     Hoje é 3 de novembro, e como ultimamente estou fazendo, é dia de homenagear mais um grande artista, mas antes disso quero lembrar que não dá para falar de todos os artistas, muito menos de todas as artes, se eu fizesse isso deixaria de viver, mas voltando aos artistas, hoje não é só aniversário de um artista mas sim quatro (Cellini, Mánes, Carracci e Ender), o que seria impossível, pois teria de passar o dia falando sobre eles, além disso se não tomo cuidado esse blog deixaria de ser sobre várias coisas e se tornaria um blog só de arte, além de que muitos não suportariam estarem lendo tanta coisa sobre esse assunto, então escolhi um entre vários, e então decidi por Annibale Carracci. Para os estudiosos de arte e principalmente movimentos clássicos, esse pintor é muito famoso e apreciado, mas para os que não conhecem vamos ao que interessa.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que fazer quando uma boa parte dos cristãos não são cristãos?

Sinto meus ouvidos doerem quando ouço algumas pregações. Como uma pessoa que não consegue nem seguir um dos principais e mais básicos pilares que o seu redentor propagou, pode me falar de moral e sobre o que eu devo fazer? Quando Jesus disse: ama o próximo como a ti mesmo, acho que ele não quis dizer que esse próximo era só o seu irmão de crença ou um amigo de congregação. A questão é mais ampla.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Ascenso Ferreira - Oropa, França e Bahia

Uma escultura dele no Recife Antigo, muita gente passa e não sabe quem é




O poema que eu mais gosto deste meu conterrâneo de velha data.

                Para os 3 Manuéis:
                    Manuel Bandeira
                    Manuel de Sousa Barros
                    Manuel Gomes Maranhão

A exagerada luz divina

Hoje é 1 de novembro, estamos quase chegando no natal, mas com certeza todos estão mais desesperados pelas férias, mas enquanto elas não chegam, eu vou homenagear um artista do qual fui conhecer a pouco tempo, mas já havia visto algumas de suas obras, esse é Pietro de Cortona. Nascido em 1596, ele viveu durante o barroco, o que já nos acende a ideia de obras maravilhosas porém exageradas, pois bem, com certeza ele é exagerado, como um bom artista barroco, mas ele é especial, pois ele foi um dos precursores do rococó.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

As Mulheres em Vassouras Voadoras

     Devo admitir que a Bruxaria ou Caça às Bruxas é, há muito tempo, o meu assunto preferido para pesquisar e, quem sabe um dia, escrever em livros. Os registros são muito mais "indecisos" do que precisos, o que tornaria tal pesquisa um tanto difícil e subjetiva para mim.
     Aqueles 4 séculos de caça e discriminação deixaram uma grande dúvida nos termos que também indicavam bruxos na época: feiticeiros, magos, curandeiros, druidas, alquimistas - sim, eles também já foram tidos como bruxos -, entre outros. O termo bruxa estava em alta na época, principalmente, por que os reinos onde elas "apareceram" eram inquisidores "de primeira". Algo interessante de se saber é que, a Caça às Bruxas não era parte do projeto inquisitorial, apesar de ser ligado ao Catolicismo, pois dois inquisidores foram autorizados por um papa a escrever um livro (Malleus Maleficarum) que ajudava na caça.

Rugas e verrugas

Círculo mágico - John William Waterhouse (1886)


Hoje é dia 31 de outubro, dia em que o inverno chega (para o norte), e os mortos são festejados. Hoje é aniversário de Vermeer, mas eu comemorei ontem, devido que hoje é o dia das bruxas (Halloween), e como tal, farei um especial para esse dia que não é muito popular no Brasil, mas ainda sim é muito famoso e apreciado em muitos lugares.

domingo, 30 de outubro de 2011

Na luz de uma janela


     Hoje vou adiantar meu texto de homenagem, devido que o artista nasceu em 31 de outubro, mas amanhã pretendo fazer um post especial. Bem antes de falar quem é, devo explicar algumas coisas que aconteceram antes dele, durante o século XVI e XVII na Europa, uma série de acontecimentos sociais e artísticos se desenrolaram em uma velocidade impressionante, após a Idade Média, surgiu um movimento chamado renascimento, onde a representação de santos católicos e deuses greco-romanos era sublime e monumental, seguida de um movimento que tentou suavizar esses efeitos, o maneirismo, após isso, surge um movimento religioso, iniciado por Martinho Lutero (1483-1546), chamado de reforma protestante que se espalhou por toda a Europa, causando prejuízos a todos os artistas que residissem no norte europeu, onde se firmou esse movimento, causando o surgimento do barroco. Enquanto que no sul a encomenda de obras religiosas aumentou, por patrocínio da Igreja Católica para se opor à reforma, no norte os artistas foram obrigados a terem de criar novos temas para suas obras, o que, ao meu ver, foi bom, pois levou muitos artistas a saírem de sua zona de conforto e darem início a obras impressionantes e diferentes.

sábado, 29 de outubro de 2011

Aborto

      Vou logo dizendo, que tudo que eu colocar aqui é o meu pensamento sobre o assunto. Não sei qual o posicionamento dos outros autores sobre isso, e mesmo que soubesse, não teria por que publicá-los em meus posts.

     Por que é tão difícil abortar? Aborto de gravidez, não estou falando em abortar missões. Toda vez que penso nisso, eu penso em minha discriminação com a Igreja Católica e com os seus seguidores. Se em nossa constituição não estivesse escrito que nós somos um país laico, eu, talvez, não os discriminasse tanto por serem um dos motivos desse problema. Entendam-me, eu tenho amigos católicos, mas consigo relevar essa característica, afinal, ser católico não torna alguém ruim, suas idéias e ações é que sim.

Joseph Goebbels

Hoje faz 114 anos do nascimento de Joseph Goebbels, o ministro da propaganda do regime nacional-socialista alemão até sua morte em 1945. É dele a frase “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. Ele nasceu em uma família católica na Alemanha, mas logo renegou a religião, adotando a “crença” antissemita. Não conseguiu se alistar no exercito ao se iniciar a primeira guerra mundial por ter uma perna maior que a outra e acabou se dedicando a filosofia e a politica. Entra no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP em Alemão) e logo se aproximou de suas lideranças, inclusive Hitler. Nesse ponto os pensamentos divergem. Uns falam que ele teve desavenças com Hitler, propondo que a presidência do partido fosse dada a outra pessoa, e que por tal ousadia, Hitler gostou do rapaz promovendo sua ascensão no partido. Já outros afirmam que desde a entrada de Goebbels no partido ele admirara Hitler e que sua eloquência e suas ideias inovadoras o fizeram subir na hierarquia nazista. Em uma das reuniões em que Hitler discursava aos seguidores do partido, ele inovou ao invés da usual saudação “Sieg Heil” (Salve a Vitória, tradução livre do alemão) ao saudar com um “Heil Hitler” (Salve Hitler, também do alemão).

Mudança na Monarquia Inglesa

     É muito importante levar em consideração, tanto historicamente como humanamente, o que recentemente foi decidido na Inglaterra. As questões hereditárias de poder ao trono Inglês foram modificadas.
Antes, a todo monarca no trono, seu sucessor apenas poderia ser o primeiro filho homem (primogénito), mas caso não houvesse filho homem, seria a primeira filha mulher, no caso da atual Rainha Elizabeth II.
Agora, a qualquer monarca no trono, qualquer filho, seja homem ou mulher, poderá ser sucessor ao trono Inglês e sem qualquer restrição de ordem de primeiro ou segundo ou terceiro filho.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Crise econômica européia


     O mundo passa por mais uma crise, a pior, em minha opinião, nos últimos anos, que tem como seu palco principal a Europa. Tudo tem seu início há muito tempo, quando países como Espanha, Grécia e Portugal resolveram entrar na União Européia. Para poder entrar na U.E. é necessário atender à determinadas obrigações, como ter uma boa infra-estrutura, empregos, economia, etc. Para atender à essas exigências, esses países pegaram empréstimos para com as grandes potências para financiar obras monumentais, o que de fato aconteceu nos países citados. O que aconteceu é que com o prazo das dívidas finalizando e a situação econômica desses países menos desenvolvidos da U.E. depois da crise de 2008, foi que os governos não tiveram como pagar as parcelas, logo, tiveram que começar a pedir mais empréstimos, deixando tudo um caos.

Tempo, ou o que restou dele



Pra mudar um pouco a característica dos meus posts dissertativos, mando aí um textículo pra vocês sobre o Tempo.




Entre o sexo e o sangue

     Hoje é 28 de outubro e é aniversário de mais outro artista não muito famoso, mas que despertou muitas polêmicas em seu período, que nem é tão antigo assim, estou me referindo a Francis Bacon, isso mesmo, você não está lendo errado, mas também não é a mesma pessoa, esse não é aquele filósofo famoso, cheio de tratados e teorias, políticas e filosóficas, cheias de moral, pelo contrário esse Francis Bacon que falarei hoje nada tinha de moral, não propôs nenhum tratado ou teoria impressionante, mas sim obras de uma expressividade impressionante.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Cinema Trash - parte 1




      Começando a falar um pouco de filmes trash, vamos entender o que isto realmente significa. Muitos pensam que um filme trash é um filme de terror ou suspense mal feitos. Entretanto, um longa trash é a estética usada por este, com materiais de baixo custo, podendo ele ser terror, suspense, drama, comédia. Um filme tão ruim (TÃO RUIM MESMO) que se torna engraçado assistí-lo. Estes filmes geralmente possuem situações hilariantes, clichês, cenas mal elaboradas, história tola, direção horrível e um roteiro mal feito. Muitos dos filmes trash foram transmitidos na tv brasileira e alguns destes se tornaram clássicos. Principalmente no SBT e na Band. As duas emissoras pararam de exibir os filmes as tardes por conta da classificação indicativa.
Ainda me lembro de uns filmes que passavam repetidamente no Cinema em Casa (que fizeram parte da minha infância, preferia os filmes do SBT do que os da globo) e eu, confesso, sempre assistia. Alguns dos longas viraram cult do gênero, sendo famosos até hoje e outros acabaram se tornando obra-prima do cinema. Incrível não?! É o caso dos dois famosos filmes O Ataque dos Tomates Assassinos e Plano 9 do Espaço Sideral (este que ganhará um remake), considerado por muitos críticos uns dos piores filmes da história do cinema.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O líder do povo.

     Antes que perguntem, não, eu não vou falar do Lula. Hoje faz 252 anos que George Jacques Danton nasceu. Sendo ele um dos líderes da Revolução Francesa, acho digno de menção em meu post do dia.

Pessimismo ou Realismo?

     Quando uma pessoa se joga, ou é "jogado" - empurrada, melhor dizendo - do 5º de um edifício e essa pessoa não morre imediatamente, você tem, em geral, 3 tipos de pensamentos sobre isso.
  • Pensamento Otimista: "Com certeza ela vai conseguir atendimento médico rápido e vão conseguir salvá-la!"
  • Pensamento Pessimista: "Fudeu! Já tá morta!"
  • Pensamento Realista: "Ela já deve estar morta. Além do impacto com o chão, o coração dela pode ter tido parada cardíaca durante a queda, por causa do medo. E mesmo que não esteja morta, a ambulância não vai conseguir chegar a tempo, nem os médicos vão poder fazer muita coisa."

Maravilhas pouco lembradas

O vitelo (1873)

     Hoje é aniversário de um artista que eu nunca tinha visto em lugar algum, mas também, pudera, ele não produziu muito, mas seguindo os princípios de todos e do blog irei dar a ele essa homenagem, e aos leitores o prazer de conhecê-lo. Essa pessoa tão sutil e discreta, em termos de fama e produção, se chama Tomás José da Anunciação, nasceu em 1818, em Lisboa, Portugal, de origem humilde, ele desenvolveu desde cedo muita habilidade com a pintura, principalmente a elaboração de temas florais, através da ajuda do Jardim Botânico de Lisboa, estudou na Academia de Belas-Artes, no convento de São Francisco, e trabalhou no Museu de História Natural, onde trabalhava como desenhista, com isso ele aprofundou suas técnicas, depois disso se tornou professor da mesma academia onde estudou. Morreu em 1879, por congestão pulmonar, mas suas obras ficaram marcadas, na história da arte portuguesa.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

O mestre das formas




     Hoje vou começar minha homenagem aos grandes artistas - principalmente pintores e escultores, mas com o tempo irei falar de outros artistas -, e, maravilhosamente, para minha felicidade, hoje é aniversário do grande pintor, escultor e desenhista espanhol, Pablo Picasso, do qual por muito tempo reneguei, mas hoje o compreendo. Tenho de admitir que sou muito mais clássico do que moderno, mas como eu postei anteriormente devemos estudar e entender os artistas, e eu depois de muito tempo o compreendi.

A Revolução Russa de 1917

     Hoje, adaptando o calendário Juliano para o gregoriano, faz 94 anos da Revolução Bolchevique na Rússia, tal revolução levou a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que mudaria a história mundial pelas décadas que viriam a seguir.

Novo Os Três Mosqueteiros é inferior as antigas adaptações, mas é divertido e vale o ingresso.




     A nova versão de um clássico da literatura mundial chega aos cinemas como uma produção que apenas diverte, ficando inferior as outras adaptações do romance de Alexandre Dumas. Com a direção de Paul. W. S. Anderson, o filme parecia mostrar que o público conhecia a história, deixando de lado alguns pontos que eram necessários serem explicados.

Quanto vale a arte?

      Felipe, um dos autores, tinha me pedido para comentar sobre a relação entre as artes e o dinheiro, pois bem, como havia dito antes, arte tem uma relação muito expressiva com nossas emoções e com a cultura, o que para uns é maravilhoso para outros pode ser terrível, e nessa linha de raciocínio, relembrei o que me disseram uma vez: que você só considera algo caro ou barato de acordo com o valor que você irá dar a alguma coisa. Para muitos um carro pode valer milhares, mas para outros uma obra de Dali pode valer milhões ou até mesmo bilhões, de vezes mais valioso.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dos possíveis benefícios das crenças.

Em alguns momentos eu penso em possíveis benefícios que as religiões ou a idéia de um Deus ou vida pós-morte pode ser de grande utilidade na vida de algumas pessoas. Quando um ente querido ou alguém mais próximo do nosso cotidiano morre, podemos nos deparar com um desses momentos. É aqui que encontro um dos mais fortes desses benefícios.

A Grande Depressão

     Eu deveria ter me apresentado no meu primeiro post, mas como eu esqueci, farei isso agora. Sou Thiago Soares, nascido em São Paulo, moro aqui no recife, e estudo com os outros autores. Tenho uma grande queda por estudar as guerras no mundo afora, além de gostar muito de falar de política e economia, que serão, basicamente, os assuntos sobre os quais farei "posts". O Rafael deu a ideia de que, em datas especiais (que aconteceram algo de grandioso, etc.) fizéssemos um pequeno post, abordando tal assunto, e é o que farei hoje.

domingo, 23 de outubro de 2011

Osama Bin Laden e A Proteção da Pátria

     Sei que Osama Bin Laden já faleceu há um tempo, mas não posso deixar de fazer críticas boas e ruins quanto a esse homem. Na verdade, tenho mais críticas boas.

Órion e Scorpio, o escorpião

Constelação de Órion

Constelação de Scorpius


     Hoje é dia 23/10, inicia-se o período do signo de escorpião, do zodíaco mais utilizado no Brasil. Mas não irei falar de como ele influencia na vida da pessoa e nem como as pessoas desse signo são, dos quais muitos já sabem, hoje irei falar do mito originário do signo. O zodíaco vem de origem grega, todos são constelações cujas existências foram explicadas por mitos, em particular o signo de escorpião foi descrito por Homero, grande escritor grego, que escreveu a Ilíada (Tróia) e a Odisséia, além de outras peças e poemas.

Como me tornei ateu

     Achei interessante falar sobre isso. Não me tornei ateu por pouca fé – acho que rezava até demais pra Deus antes de me tornar ateu -, é uma questão de observação, entendimento e muita leitura. E quando falo de muita leitura devo dizer que não lia apenas livros sobre ateísmo, na verdade esse tipo de livro só apareceu em minha vida no ensino médio(no ano de 2007). Meu primeiro livro sobre religião foi a Bíblia, li duas vezes uma bíblia comum e muito pesada.


Arte, seja ela como for


     Como Felipe Menezes havia comentado, nós, os autores deveríamos nos apresentar, e como esse é meu primeiro post irei fazer isso. Sou Rafael Ferreira, estudo junto com os outros autores na UFPE, sou graduando no curso de História, e tenho profunda preferência pela história das artes e da cultura, com enfoque na Antiguidade e na Renascença, mas não deixo de apreciar muito os outros períodos. Aqui no Limbo eu vou comentar mais sobre artes, mas pretendo também entrar em outros âmbitos, darei minha opinião sobre obras, artistas e movimentos, por isso, muitas vezes, meus textos virão carregados de minha visão de arte.

Escrever a Incompletude

Foi um atrevimento colocar esse título, mas uma análise é totalmente possível a partir de nós como seres humanos incompletos sob todos os aspectos.
Escrever para mim é arte, mas que não possui um dom específico e sim um dom abrangente. O dom é o seguinte: a vida. Todos nós, todos os momentos, estamos escrevendo. Não importa se estamos longe de sermos renomados escritores ou talentosos poetas, importa que somos todos incompletos e temos uma infinidade de assuntos a tratar sobre nós mesmos e a vida e sem usar lápis e papéis.

sábado, 22 de outubro de 2011

Autores do blog

    Eu tive uma conversa com dois dos autores deste blog (Raul e Elton), e vi que necessitava de falar um pouco de nós. Quem somos? De onde somos? E, principalmente, nossas diferenças. Bom, esse tipo de coisa não deve ser dito exclusivamente por um membro, afinal, só a própria pessoa vai saber dizer quem ela é. Tentarei falar o suficiente, o necessário.