Felipe, um dos autores, tinha me pedido para comentar sobre a relação entre as artes e o dinheiro, pois bem, como havia dito antes, arte tem uma relação muito expressiva com nossas emoções e com a cultura, o que para uns é maravilhoso para outros pode ser terrível, e nessa linha de raciocínio, relembrei o que me disseram uma vez: que você só considera algo caro ou barato de acordo com o valor que você irá dar a alguma coisa. Para muitos um carro pode valer milhares, mas para outros uma obra de Dali pode valer milhões ou até mesmo bilhões, de vezes mais valioso.
A grande questão que muitos não conseguem perceber, principalmente hoje, onde a maioria das pessoas se preocupa com o útil, é o quanto foi e é para a humanidade uma obra artística. Como um futuro historiador, eu tenho total compreensão da utilidade de uma obra para o estudo histórico, mas não é apenas isso. Em primeiro ponto, o tempo gasto, desenvolvendo a obra é enorme, muitas demoraram anos para serem terminadas, outras não tanto. O segundo ponto é a questão do quanto essas obras foram revolucionárias para a época, socialmente e para os artistas. Outra questão é a unidade em si, não existe nada igual àquilo, pois podem se fazer cópias, mas uma obra original, com as verdadeiras pinceladas e tons, dos verdadeiros lapidamentos, tons musicais, letras, a verdadeira pessoa, aquela cuja brilhante criatividade foi capaz de mudar tanto. Algo que para muitos é irrelevante, pois estão tão acostumados a vê-las que nem percebem o quanto, para a época, foi chocante e absurdo fazer aquilo, seria o mesmo que um presidente negro nos EUA, ou uma presidente mulher. Para as artes o que eles fizeram foi revolucionário, algo impensado, e toda a carga de uma sociedade estão presentes ali, uma vida inteira de uma pessoa que retratou milhares.
Então, para mim o preço dado às obras é e sempre será apenas alegórico, pois elas são como seres humanos, são coisas que não podem ser medidas por preços, mas sim pelo valor que ela possui diante de todos. Ao ler esse texto muitos podem até me achar louco por considerar tanto a arte e associá-la a seres humanos, mas sem ela não seríamos nada, sem uma música alegre ao final de um dia cansativo, ou um filme no final de semana, um livro, bem como qualquer arte. Elas são tão especiais que não seríamos nada sem elas, e antes de criticar uma obra aprenda sobre ela, o motivo de ela existir e o que ela fez, e então você poderá dizer qual valor ela tem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário