quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O contraste em equilíbrio

Hoje é aniversário de Oscar Niemeyer, mas eu assumo que gosto de muitos movimentos artísticos e artistas, mas ele eu não consigo gostar, e me desculpe para aqueles que gostam dele, mas prefiro não falar sobre ele, em compensação outro artista nasceu nesse mesmo dia, este seria Victor Brecheret. Nascido em 1894, em Farnese, na Itália, ele perdeu sua mãe logo cedo, e veio aos seis anos para o Brasil onde muito tempo depois foi naturalizado brasileiro devido a problemas jurídicos e judiciais.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Rochelle Oliveira, Nova Autora

Rochelle Oliveira, 18 anos, recifense, atéia.
Graduanda do curso de História na Universidade Federal de Pernambuco.

Posso dizer que, estou muito honrada em, a partir de hoje, fazer parte deste blog. 
Estou aqui com a ideia de fazer dos meus textos, motivos de discussão e reflexão. 
Não prometo falar de um só assunto, estou aqui para falar quase tudo o que penso.
Falarei de assuntos que a meu ver são importantes, e com isso quero que
os meus textos possam provocar flexão quanto às ideologias, atitudes e pensamentos.
Venho me juntar a esses ótimos autores/historiadores com a intenção de fazer desse
mundo um lugar melhor, e tentarei fazer da maneira que posso, através das minhas palavras.

Estarei aqui todas as quartas-feiras, espero por vocês. 


segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Indicação de Livros: Ramsés



Gostaria de aproveitar que citei a História no post anterior para indicar um livro, melhor dizendo uma série, de autoria do egiptólogo francês Christian Jacq, de título: Ramsés. Apaixonado pelo Antigo Egito, esse autor escreveu muitos livros sobre o assunto, no qual um deles, O Egito dos Grandes Faraós, lhe deu o prêmio da Academia Francesa. Entre outras obras estão: Mozart (com 4 volumes), A Rainha Liberdade (com 3 volumes), um chamado O Caso Tutankhamon (do qual gostei bastante) e muitos outros sobre a magia e os mistérios que caracterizam umas das mais antigas e mais apreciadas civilizações por seus grandes e belos monumentos e seus mistérios, como as pirâmides de Gizé, a Esfinge e os tantos faraós que governaram às margens do famoso Rio Nilo.

Repetições na História

Acho, particularmente, a teoria histórica e suas vertentes de debates bastante complexa. Com certeza abre os caminhos do pensamento para muitas coisas, para muitos esclarecimentos e inúmeras novas dúvidas. Quero, com esse post, abordar um pouco dessa teoria em detrimento da política internacional do momento, também aproveitando o último post de Thiago Soares (um autor do nosso blog) de título "Resumo semanal".