quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Cabaret




Lautrec pintando o retrato de Berta em Père Foret em Montmartre, Paris

Hoje é 24 de novembro, e irei comemorar o aniversário de um grande pequeno artista, perdoem-me pela piada, mas eu não poderia deixar de comentar uma entre tantas características de Henri de Toulouse-Lautrec. Nasceu em Albi, na França, em uma família nobre, ele desde início era impulsionado a seguir a família, mas não foi exatamente assim que tudo aconteceu. Ele possuía uma doença, na época desconhecida, logo incurável, tornando seus ossos frágeis, com isso por duas vezes sofreu quedas que causaram a quebra, primeiro, de seu fêmur esquerdo e depois o direito. Devido aos métodos da época, seus ossos não puderam se desenvolver como no resto do corpo, com isso ele se tornou um adulto com pernas de criança, com 1,52 m.






Auto-retrato caricaturado (1882)

Durante seus períodos preso a cama, Lautrec desenvolveu um grande gosto pelo desenho e pintura, e após sua melhora ele estudou arte primeiro com Léon Bonnat, do qual não se agrada, e depois com Foernand Cormon, este último vivia em uma região de Paris chamada Montmartre (subúrbio), o que não agradava muito seus pais, mas foi indispensável para as suas obras.




As Duas Amigas (1894–1895)

Henri gostava muito da vida boemia, vivia em muitos cabarés, inclusive, com muita frequência, no Moulin Rouge, onde fazia divesos trabalhos. Contudo essa vida boemia e desregrada causou seu fim precocemente, ele contraiu sífilis, e tinha sérios problemas com álcool, com isso foi internado e por muito tempo foi vigiado para não beber, contudo foi inútil, ele terminou sofrendo cada vez mais com seus problemas e terminou morrendo em 1901, nos braços de sua mãe a Condessa Adèle de Toulouse-Lautrec.




Condessa Adèle de Toulouse-Lautrec, no desjejum, no Castelo Malromé (1881-1883)

A arte de Lautrec era muito influenciada pelos cabarés e pelas festas, adorava cores vibrantes e traços simples e soltos, estes causam uma sensação de movimento impressionante e uma energia efervescente e alegre. A utilização das cores também é algo próprio dele, o vermelho, principalmente, o amarelo e o verde são vibrantes e bem marcados. As cores em geral eram justapostas e ele não gostava de utilizar muitas cores, ele preferia escolher entre 4 ou 5 cores e utilizá-las para desenvolver as imagens. As obras de Henri possuem um estilo impressionista, pela preferência de pinceladas curtas e em maior quantidade, além de uma influência da fotografia e da arte oriental.




Salão na Rue des Moulins (1894)

Lautrec produzia diversos cartazes para cabarés, com isso ele desenvolveu um método de produção deles muito útil, traços leves e cores básicas e vibrantes, onde os personagens mostrassem singularidade e alegria em todos, ele gostava de dar singularidade a cada indivíduo.




Troupe de Mlle Elegantine (1896)

O estilo de Lautrec foi muito importante para o desenvolvimento de um movimento artístico muito próprio e vivo, o Art Nouveau, que se utilizava de traços finos e delgados, com motivos botânicos em geral em metal.




Avril (Jane Avril) (1893)

Estima-se que Lautrec tenha pintado mais de 1000 quadros a óleo (737 estão catalogados), feito mais de 5000 desenhos (275 aquarelas, 5084 desenhos catalogados) e por volta de 363 gravuras e cartazes.




No Moulin Rouge: Duas Mulheres Valsando (1892)

Definitivamente Henri é um grande artista a ser estudado, o espírito de alegria e rebeldia diante dos padrões sociais aos quais sofria muito, devido ao seu nível social, além da apresentação de um período e de grupos sociais não muito valorizado na época, como as prostitutas, os bandidos e artistas sem nome, além disso é um bom momento para analisar como utilizar os traços de uma forma própria e admirável, como o estilo que foi muito importante para a história da arte.




Baile no Moulin Rouge (1890)

Nenhum comentário:

Postar um comentário