Vou logo dizendo, que tudo que eu colocar aqui é o meu pensamento sobre o assunto. Não sei qual o posicionamento dos outros autores sobre isso, e mesmo que soubesse, não teria por que publicá-los em meus posts.
Por que é tão difícil abortar? Aborto de gravidez, não estou falando em abortar missões. Toda vez que penso nisso, eu penso em minha discriminação com a Igreja Católica e com os seus seguidores. Se em nossa constituição não estivesse escrito que nós somos um país laico, eu, talvez, não os discriminasse tanto por serem um dos motivos desse problema. Entendam-me, eu tenho amigos católicos, mas consigo relevar essa característica, afinal, ser católico não torna alguém ruim, suas idéias e ações é que sim.
sábado, 29 de outubro de 2011
Joseph Goebbels
Hoje faz 114 anos do nascimento de Joseph Goebbels, o ministro da propaganda do regime nacional-socialista alemão até sua morte em 1945. É dele a frase “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. Ele nasceu em uma família católica na Alemanha, mas logo renegou a religião, adotando a “crença” antissemita. Não conseguiu se alistar no exercito ao se iniciar a primeira guerra mundial por ter uma perna maior que a outra e acabou se dedicando a filosofia e a politica. Entra no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP em Alemão) e logo se aproximou de suas lideranças, inclusive Hitler. Nesse ponto os pensamentos divergem. Uns falam que ele teve desavenças com Hitler, propondo que a presidência do partido fosse dada a outra pessoa, e que por tal ousadia, Hitler gostou do rapaz promovendo sua ascensão no partido. Já outros afirmam que desde a entrada de Goebbels no partido ele admirara Hitler e que sua eloquência e suas ideias inovadoras o fizeram subir na hierarquia nazista. Em uma das reuniões em que Hitler discursava aos seguidores do partido, ele inovou ao invés da usual saudação “Sieg Heil” (Salve a Vitória, tradução livre do alemão) ao saudar com um “Heil Hitler” (Salve Hitler, também do alemão).
Mudança na Monarquia Inglesa
É muito importante levar em consideração, tanto historicamente como humanamente, o que recentemente foi decidido na Inglaterra. As questões hereditárias de poder ao trono Inglês foram modificadas.
Antes, a todo monarca no trono, seu sucessor apenas poderia ser o primeiro filho homem (primogénito), mas caso não houvesse filho homem, seria a primeira filha mulher, no caso da atual Rainha Elizabeth II.
Agora, a qualquer monarca no trono, qualquer filho, seja homem ou mulher, poderá ser sucessor ao trono Inglês e sem qualquer restrição de ordem de primeiro ou segundo ou terceiro filho.
Antes, a todo monarca no trono, seu sucessor apenas poderia ser o primeiro filho homem (primogénito), mas caso não houvesse filho homem, seria a primeira filha mulher, no caso da atual Rainha Elizabeth II.
Agora, a qualquer monarca no trono, qualquer filho, seja homem ou mulher, poderá ser sucessor ao trono Inglês e sem qualquer restrição de ordem de primeiro ou segundo ou terceiro filho.
Marcadores:
mudanças históricas,
mulher,
preconceito
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Crise econômica européia
O mundo passa por mais uma crise, a pior, em minha opinião, nos últimos anos, que tem como seu palco principal a Europa. Tudo tem seu início há muito tempo, quando países como Espanha, Grécia e Portugal resolveram entrar na União Européia. Para poder entrar na U.E. é necessário atender à determinadas obrigações, como ter uma boa infra-estrutura, empregos, economia, etc. Para atender à essas exigências, esses países pegaram empréstimos para com as grandes potências para financiar obras monumentais, o que de fato aconteceu nos países citados. O que aconteceu é que com o prazo das dívidas finalizando e a situação econômica desses países menos desenvolvidos da U.E. depois da crise de 2008, foi que os governos não tiveram como pagar as parcelas, logo, tiveram que começar a pedir mais empréstimos, deixando tudo um caos.
Tempo, ou o que restou dele
Pra mudar um pouco a característica dos meus posts dissertativos, mando aí um textículo pra vocês sobre o Tempo.
Entre o sexo e o sangue
Hoje é 28 de outubro e é aniversário de mais outro artista não muito famoso, mas que despertou muitas polêmicas em seu período, que nem é tão antigo assim, estou me referindo a Francis Bacon, isso mesmo, você não está lendo errado, mas também não é a mesma pessoa, esse não é aquele filósofo famoso, cheio de tratados e teorias, políticas e filosóficas, cheias de moral, pelo contrário esse Francis Bacon que falarei hoje nada tinha de moral, não propôs nenhum tratado ou teoria impressionante, mas sim obras de uma expressividade impressionante.
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Cinema Trash - parte 1
Começando a falar um pouco de filmes trash, vamos entender o que isto realmente significa. Muitos pensam que um filme trash é um filme de terror ou suspense mal feitos. Entretanto, um longa trash é a estética usada por este, com materiais de baixo custo, podendo ele ser terror, suspense, drama, comédia. Um filme tão ruim (TÃO RUIM MESMO) que se torna engraçado assistí-lo. Estes filmes geralmente possuem situações hilariantes, clichês, cenas mal elaboradas, história tola, direção horrível e um roteiro mal feito. Muitos dos filmes trash foram transmitidos na tv brasileira e alguns destes se tornaram clássicos. Principalmente no SBT e na Band. As duas emissoras pararam de exibir os filmes as tardes por conta da classificação indicativa.
Ainda me lembro de uns filmes que passavam repetidamente no Cinema em Casa (que fizeram parte da minha infância, preferia os filmes do SBT do que os da globo) e eu, confesso, sempre assistia. Alguns dos longas viraram cult do gênero, sendo famosos até hoje e outros acabaram se tornando obra-prima do cinema. Incrível não?! É o caso dos dois famosos filmes O Ataque dos Tomates Assassinos e Plano 9 do Espaço Sideral (este que ganhará um remake), considerado por muitos críticos uns dos piores filmes da história do cinema.
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
O líder do povo.
Antes que perguntem, não, eu não vou falar do Lula. Hoje faz 252 anos que George Jacques Danton nasceu. Sendo ele um dos líderes da Revolução Francesa, acho digno de menção em meu post do dia.
Pessimismo ou Realismo?
Quando uma pessoa se joga, ou é "jogado" - empurrada, melhor dizendo - do 5º de um edifício e essa pessoa não morre imediatamente, você tem, em geral, 3 tipos de pensamentos sobre isso.
- Pensamento Otimista: "Com certeza ela vai conseguir atendimento médico rápido e vão conseguir salvá-la!"
- Pensamento Pessimista: "Fudeu! Já tá morta!"
- Pensamento Realista: "Ela já deve estar morta. Além do impacto com o chão, o coração dela pode ter tido parada cardíaca durante a queda, por causa do medo. E mesmo que não esteja morta, a ambulância não vai conseguir chegar a tempo, nem os médicos vão poder fazer muita coisa."
Marcadores:
sobre nós
Local:
Recife - PE, Brasil
Maravilhas pouco lembradas
O vitelo (1873)
Hoje é aniversário de um artista que eu nunca tinha visto em lugar algum, mas também, pudera, ele não produziu muito, mas seguindo os princípios de todos e do blog irei dar a ele essa homenagem, e aos leitores o prazer de conhecê-lo. Essa pessoa tão sutil e discreta, em termos de fama e produção, se chama Tomás José da Anunciação, nasceu em 1818, em Lisboa, Portugal, de origem humilde, ele desenvolveu desde cedo muita habilidade com a pintura, principalmente a elaboração de temas florais, através da ajuda do Jardim Botânico de Lisboa, estudou na Academia de Belas-Artes, no convento de São Francisco, e trabalhou no Museu de História Natural, onde trabalhava como desenhista, com isso ele aprofundou suas técnicas, depois disso se tornou professor da mesma academia onde estudou. Morreu em 1879, por congestão pulmonar, mas suas obras ficaram marcadas, na história da arte portuguesa.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
O mestre das formas
Hoje vou começar minha homenagem aos grandes artistas - principalmente pintores e escultores, mas com o tempo irei falar de outros artistas -, e, maravilhosamente, para minha felicidade, hoje é aniversário do grande pintor, escultor e desenhista espanhol, Pablo Picasso, do qual por muito tempo reneguei, mas hoje o compreendo. Tenho de admitir que sou muito mais clássico do que moderno, mas como eu postei anteriormente devemos estudar e entender os artistas, e eu depois de muito tempo o compreendi.
A Revolução Russa de 1917
Hoje, adaptando o calendário Juliano para o gregoriano, faz 94 anos da Revolução Bolchevique na Rússia, tal revolução levou a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas que mudaria a história mundial pelas décadas que viriam a seguir.
Novo Os Três Mosqueteiros é inferior as antigas adaptações, mas é divertido e vale o ingresso.
A nova versão de um clássico da literatura mundial chega aos cinemas como uma produção que apenas diverte, ficando inferior as outras adaptações do romance de Alexandre Dumas. Com a direção de Paul. W. S. Anderson, o filme parecia mostrar que o público já conhecia a história, deixando de lado alguns pontos que eram necessários serem explicados.
Quanto vale a arte?
Felipe, um dos autores, tinha me pedido para comentar sobre a relação entre as artes e o dinheiro, pois bem, como havia dito antes, arte tem uma relação muito expressiva com nossas emoções e com a cultura, o que para uns é maravilhoso para outros pode ser terrível, e nessa linha de raciocínio, relembrei o que me disseram uma vez: que você só considera algo caro ou barato de acordo com o valor que você irá dar a alguma coisa. Para muitos um carro pode valer milhares, mas para outros uma obra de Dali pode valer milhões ou até mesmo bilhões, de vezes mais valioso.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Dos possíveis benefícios das crenças.
Em alguns momentos eu penso em possíveis benefícios que as religiões ou a idéia de um Deus ou vida pós-morte pode ser de grande utilidade na vida de algumas pessoas. Quando um ente querido ou alguém mais próximo do nosso cotidiano morre, podemos nos deparar com um desses momentos. É aqui que encontro um dos mais fortes desses benefícios.
A Grande Depressão
Eu deveria ter me apresentado no meu primeiro post, mas como eu esqueci, farei isso agora. Sou Thiago Soares, nascido em São Paulo, moro aqui no recife, e estudo com os outros autores. Tenho uma grande queda por estudar as guerras no mundo afora, além de gostar muito de falar de política e economia, que serão, basicamente, os assuntos sobre os quais farei "posts". O Rafael deu a ideia de que, em datas especiais (que aconteceram algo de grandioso, etc.) fizéssemos um pequeno post, abordando tal assunto, e é o que farei hoje.
domingo, 23 de outubro de 2011
Osama Bin Laden e A Proteção da Pátria
Sei que Osama Bin Laden já faleceu há um tempo, mas não posso deixar de fazer críticas boas e ruins quanto a esse homem. Na verdade, tenho mais críticas boas.
Marcadores:
política,
terrorismo
Local:
Recife - PE, Brasil
Órion e Scorpio, o escorpião
Constelação de Órion
Constelação de Scorpius
Constelação de Scorpius
Hoje é dia 23/10, inicia-se o período do signo de escorpião, do zodíaco mais utilizado no Brasil. Mas não irei falar de como ele influencia na vida da pessoa e nem como as pessoas desse signo são, dos quais muitos já sabem, hoje irei falar do mito originário do signo. O zodíaco vem de origem grega, todos são constelações cujas existências foram explicadas por mitos, em particular o signo de escorpião foi descrito por Homero, grande escritor grego, que escreveu a Ilíada (Tróia) e a Odisséia, além de outras peças e poemas.
Como me tornei ateu
Achei interessante falar sobre isso. Não me tornei ateu por pouca fé – acho que rezava até demais pra Deus antes de me tornar ateu -, é uma questão de observação, entendimento e muita leitura. E quando falo de muita leitura devo dizer que não lia apenas livros sobre ateísmo, na verdade esse tipo de livro só apareceu em minha vida no ensino médio(no ano de 2007). Meu primeiro livro sobre religião foi a Bíblia, li duas vezes uma bíblia comum e muito pesada.
Local:
Recife - PE, Brasil
Arte, seja ela como for
Como Felipe Menezes havia comentado, nós, os autores deveríamos nos apresentar, e como esse é meu primeiro post irei fazer isso. Sou Rafael Ferreira, estudo junto com os outros autores na UFPE, sou graduando no curso de História, e tenho profunda preferência pela história das artes e da cultura, com enfoque na Antiguidade e na Renascença, mas não deixo de apreciar muito os outros períodos. Aqui no Limbo eu vou comentar mais sobre artes, mas pretendo também entrar em outros âmbitos, darei minha opinião sobre obras, artistas e movimentos, por isso, muitas vezes, meus textos virão carregados de minha visão de arte.
Marcadores:
Arte
Local:
Recife - PE, Brasil
Escrever a Incompletude
Foi um atrevimento colocar esse título, mas uma análise é totalmente possível a partir de nós como seres humanos incompletos sob todos os aspectos.
Escrever para mim é arte, mas que não possui um dom específico e sim um dom abrangente. O dom é o seguinte: a vida. Todos nós, todos os momentos, estamos escrevendo. Não importa se estamos longe de sermos renomados escritores ou talentosos poetas, importa que somos todos incompletos e temos uma infinidade de assuntos a tratar sobre nós mesmos e a vida e sem usar lápis e papéis.
Escrever para mim é arte, mas que não possui um dom específico e sim um dom abrangente. O dom é o seguinte: a vida. Todos nós, todos os momentos, estamos escrevendo. Não importa se estamos longe de sermos renomados escritores ou talentosos poetas, importa que somos todos incompletos e temos uma infinidade de assuntos a tratar sobre nós mesmos e a vida e sem usar lápis e papéis.
Marcadores:
viver
Local:
Recife - PE, Brasil
Assinar:
Postagens (Atom)