sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Crítica: Imortais é um espetáculo de visual e ação, falhando porém dramaticamente.

Começo falando que somente dois aspectos no filme me deixaram intrigados, Teseu ser um bastardo (na mitologia ele é um príncipe) e os Deuses do Olimpo serem tão novos (nunca tinha visto um Zeus tão novo, juntamente com Poseidon). O filme é uma aventura bastante legal, superior ao seu "irmão" em estilo de filme, Fúria de Titãs. Gianni Nunnari e Mark Canton ( de 300 ), produzem este filme que é dirigido pelo indiano Tarsem Singh, sofrendo o longa com as comparações com 300.
Na trama vemos o Teseu (Henry Cavil, o novo SuperMan), aqui um bastardo (este é o maior problema do filme, ele era príncipe) escolhido por Zeus (Luke Evans e John Hurt) para lutar contra o Rei Hipérion (Mickey Rourke) que pretende pegar o Arco de Épiro para libertar os Titãs (inimigos dos Deuses) no Monte Tártaro ,para iniciar uma guerra mítica. Teseu é acompanhado por uma bela sacerdotisa do oráculo (Freida Pinto) para tentar impedir que os titãs sejam libertos.
As cenas de ação do longa são muito bem feitas. O diretor ficou bem mais atento aos detalhes das cenas de ação do que Snyder em seu filme 300. Belos figurinos (tudo bem, exagerados, mas também parece que alguns querem que fossem roupas usadas na Paris Fashion Week), e ambientes exóticos, com ótimos apreços pela arquitetura e decorações. Os movimentos dos atores nas cenas de ação em câmera lenta é bastante valorizado pelo diretor, dando uma sensação bem legal de curtir as cenas em detalhe.


Sem dúvidas, os Deuses do Olimpo, apesar do figurino ser bastante lindo, não gostei de terem colocado - os tão novos, exceção de Atenas. Quando vi um Poseidon (por incrível que pareça, é o Kellan Lutz, da série Crepúsculo) muito jovem fiquei abismado. Junto com ele um Zeus e Ares muito jovens, como também os outros deuses. Neste longa eles parecem estar bem fracos, na luta contra os Titãs eles sofrem bastante (Poseidon se arrebenta). Com certeza não é fácil de assistir aos senhores do Olimpo na trama. Na luta dos deuses contra os Titãs, para mim um cena espetacular, que só falha nos Titãs (não gostei do jeito deles, parecem ninjas, poderiam ser mais durões, senti a falta de Cronos), conta com belos efeitos especiais, com lutas que são ótimas. Os atores não chamam para si as responsabilidades de seus personagens. O Henry como Teseu parece que não entrou no personagem. O vilão Mickey Rourke fica discreto no longa, assim como a Freida Pinto e o Stephen Dorff como Stavros, ajudante de Teseu na viagem épica.


O final do filme deixa uma ponta para uma continuação (que só será possível se for sucesso de bilheteria, ainda não tenho os valores, por isso não posso dar um palpite se haverá ou não uma continuação), mostrando o filho de Teseu, Acamas, tendo uma visão de uma guerra no céu entre os Deuses e os Titãs, com seu pai participando da batalha.



Abaixo, a cena da luta dos deuses contra os Titãs!

5 comentários:

  1. Dúvida de um leigo: se tudo é mito, como você sabe a idade dos deuses? e como você sabe que Teseu era príncipe? Eu pensava que qualquer um fazia do mito o que quisesse. Existe uma história definida e aceitável para o mito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na mitologia Teseu é príncipe, filho do Rei Egeu. Lembrando que foi ele que matou o Minotauro. Uma modificação como essa nos cinemas gera bastante polêmica(como a do filme que ele é bastardo). Não disse que sabia a idade dos Deuses, mas que prefiro, e muita gente os enxergam com mais idade. Se qualquer um chegar no cinema e fazer do mito o que quiser, sem uma boa ideia (prova que a do filme não funcionou, críticos do New York Time chamaram o filme de "stupid"), com certeza não terá sucesso.

      Excluir
  2. Os deuses me lembraram os passarinhos do Castelo Rá-Tim-Bum.

    Eu não assisti o filme, mas os Titãs eram essas coisas de pele negra? Se for... primeiro, tenho que dizer que são muitos... segundo, que não são gigantes... terceiro, que são todos iguais... quarto, que morrem fácil demais, sendo que o mito diz que os Titãs eram os únicos que conseguiam ganhar dos deuses ou, pelo menos, enfrentá-los

    ResponderExcluir
  3. Achei um filme muito local.
    Imortais - um proposta entre mortais e deuses - deveria ter um roteiro
    extremamente criativo, limpo, complexo, todavia não é isso que encontramos em imortais, não que eu esteja rotulando os roteiristas de preguiçosos, mas deixou a desejar. um filme que poderia ser excelendo, alcançou,apenas, o status de um bom filme. Temos que da os parabéns ao visual, arquitetura, o figurino. Teseu (Henry Cavill) o personagem existencialista - eu sou o foda - não enchem muito meus olhos,além do arzinho de revoltado/bom-moço não tenha lhe caído bem. Acredito que cada personagem deve ter seu espaço e conteúdo, do contrario é melhor baixar os desenhos de He-Man, Jaspion entre outros.
    sobre o ponto levando por Felipe Menezes
    Felipe, os titãs sempre tiveram a forma humanóide, de acordo com filme, acredito que pelos indivíduos que dominaram o Olímpio, depois da guerra, desenvolveram suas habilidades, e por isso, são superiores aos titãs(derrotados) que ficaram aprisionados e não desenvolveram outras habilidades. Isso pode ser uma explicação.

    sobre o que Manuel levantou:
    Tive impressão que imorais terá continuidade, por isso não é aconselhável que façamos a comparação com a mitologia e o filme, em relação a historia de Perseu, como vimos no filme, é um bastardo, a principio, mas na continuação, se houver, ele pode assumir o seu ou algum outro trono, ou seja, a historia do filme pode se encaixar na historia que conhecemos. Portanto, eu acho que não deveríamos apontar como falha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou responder levando em conta o que eu entendi. Se a minha resposta não fizer sentido, talvez seja por que eu não entendi direito.

      Eu sei q os titãs eram humanóides, mas eles não eram todos iguais como, por exemplo, Oceano, Cronos e Réia. Acho q em relação a eles morrerem tão rápido é algo a ser questionado, mesmo estando num filme, a moral dos titãs ficou em baixa. Cronos, praticamente o líder dos titãs, está aprisionado no Tártaro, e a fuga dele é oq traria aos titãs o governo do universo.

      Excluir