quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pessimismo ou Realismo?

     Quando uma pessoa se joga, ou é "jogado" - empurrada, melhor dizendo - do 5º de um edifício e essa pessoa não morre imediatamente, você tem, em geral, 3 tipos de pensamentos sobre isso.
  • Pensamento Otimista: "Com certeza ela vai conseguir atendimento médico rápido e vão conseguir salvá-la!"
  • Pensamento Pessimista: "Fudeu! Já tá morta!"
  • Pensamento Realista: "Ela já deve estar morta. Além do impacto com o chão, o coração dela pode ter tido parada cardíaca durante a queda, por causa do medo. E mesmo que não esteja morta, a ambulância não vai conseguir chegar a tempo, nem os médicos vão poder fazer muita coisa."


         Eu, sinceramente, já fui criticado por ser pessimista e nunca gostei desse termo, por que eu nunca me achei pessimista, mas, sim, realista. Sempre consegui ver a diferença entre as duas coisas. O pessimista me parece, literalmente, ser alguém que sempre pensa no pior sem pensar com clareza no que está dizendo. O realista, para mim, encara muito mais naturalmente, pensando com clareza nas possibilidades mais sensatas.
         O autor Thiago Soares me lembrou da Lei de Murphy. A Lei de Murphy é, claramente, a idéia do pessimista, por que ela afirma: "Se algo pode dar errado, dará". Pensar que algo tem de dar errado pelo simples fato de poder dar errado, é um pensamento pessimista. Diferente do realista, que, provavelmente, diria: "Se algo pode dar errado, sem analisarmos as grandes características do evento, ele também pode dar certo". Para o realista, o certo tem 50% de chance e o errado, 50% também, o realista só vai tender para um dos lados depois de pensar com clareza nas características do evento.

    Um comentário:

    1. Concordo, realista é aquele que sempre analisa compreendendo a lógica dos fatos, para compreender a real condição dos acontecimentos, nem sempre são bons, mas nos guiam a coerência.

      ResponderExcluir