sábado, 29 de outubro de 2011

Joseph Goebbels

Hoje faz 114 anos do nascimento de Joseph Goebbels, o ministro da propaganda do regime nacional-socialista alemão até sua morte em 1945. É dele a frase “Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade”. Ele nasceu em uma família católica na Alemanha, mas logo renegou a religião, adotando a “crença” antissemita. Não conseguiu se alistar no exercito ao se iniciar a primeira guerra mundial por ter uma perna maior que a outra e acabou se dedicando a filosofia e a politica. Entra no Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP em Alemão) e logo se aproximou de suas lideranças, inclusive Hitler. Nesse ponto os pensamentos divergem. Uns falam que ele teve desavenças com Hitler, propondo que a presidência do partido fosse dada a outra pessoa, e que por tal ousadia, Hitler gostou do rapaz promovendo sua ascensão no partido. Já outros afirmam que desde a entrada de Goebbels no partido ele admirara Hitler e que sua eloquência e suas ideias inovadoras o fizeram subir na hierarquia nazista. Em uma das reuniões em que Hitler discursava aos seguidores do partido, ele inovou ao invés da usual saudação “Sieg Heil” (Salve a Vitória, tradução livre do alemão) ao saudar com um “Heil Hitler” (Salve Hitler, também do alemão).


Com a chegada de Hitler ao poder ele foi chamado a comandar o ministério da propaganda alemã, no qual ele ficou até o final de sua vida. Nesse cargo ele conseguiu manipular o povo alemão da melhor maneira para o governo, por meio de musicas, filmes, etc. Um dos principais filmes do período pré-guerra foi “triumph des Willens” (O triunfo das Vontades) em que é retratado um desfile de seguidores do nazismo exaltando as qualidades dos nazistas, mostrando que através de sua disciplina eles iriam crescer, se expandir, etc. No inicio da guerra, principalmente a partir de 1943 (quando a Alemanha começa a perder) Goebbels intensifica a propaganda, criando historias, exaltando grandes feitos em batalha, criando filmes que mesclavam a ficção com a realidade, incitando no povo alemão o ideal de Guerra Total, e da vitória Final. Pela sua proximidade com Hitler, com a aproximação do exercito vermelho da capital do “Reich”, ele vai para junto de seu líder, junto com toda a sua família.

Em 30 de abril, com a morte de Hitler, Goebbels é empossado como primeiro ministro da Alemanha por ordem do testamento do “führer”. No dia 1º de maio, junto com sua mulher, mata os filhos e se mata. Até hoje, O Dr. Joseph Goebbels é considerado o maior propagandista de todos os tempos, devido a como ele conseguiu “alienar” tantas pessoas por tanto tempo, exemplificando, enquanto as tropas soviéticas invadiam Berlim, ainda existiam cidadãos berlinenses que acreditavam que Hitler sairia de seu bunker e lideraria um ataque final e decisivo contra as forças soviéticas. Hoje, as técnicas de Goebbels para a propaganda política ainda são estudadas e utilizadas em certos lugares, por ser uma politica que deixa as massas felizes com o que esta se mostrando, contorcendo, de certo modo, a realidade, facilitando assim a vitória em uma eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário