sábado, 29 de outubro de 2011

Mudança na Monarquia Inglesa

     É muito importante levar em consideração, tanto historicamente como humanamente, o que recentemente foi decidido na Inglaterra. As questões hereditárias de poder ao trono Inglês foram modificadas.
Antes, a todo monarca no trono, seu sucessor apenas poderia ser o primeiro filho homem (primogénito), mas caso não houvesse filho homem, seria a primeira filha mulher, no caso da atual Rainha Elizabeth II.
Agora, a qualquer monarca no trono, qualquer filho, seja homem ou mulher, poderá ser sucessor ao trono Inglês e sem qualquer restrição de ordem de primeiro ou segundo ou terceiro filho.



     Várias questões e análises podem ser feitas a partir dessa grande mudança. A que eu quero abordar aqui é quanto ao papel da Mulher na atual sociedade. Com muita luta é que elas conseguiram aparecer na história, precisa-se apenas voltar alguns anos para ver como a mulher era secundária na sociedade, porém em termos familiares ela sempre fora a principal. Essa mudança se junta a tantas outras, como o direito de estudar, o direito de sair de casa, o direito de ocupar cargos anteriormente feito apenas por homens. Hoje, há mulheres na presidência de vários países e fazendo o papel tão bem ou até melhor que os homens. Essa mudança na monarquia da Inglaterra, com certeza histórica, dá margem a mais uma conquista da Mulher, onde não há restrição a hereditariedade e todos agora estão no mesmo patamar, no mesmo nível.

     Algumas questões ainda são fortes de apoio ao preconceito com a Mulher, mas isso demonstra uma evolução humana em direção a igualdade dos direitos. Da Mulher "usada" apenas para procriar e alimentar filhos para a Mulher Rainha, a Mulher Presidente, e muito bem feito por sinal porque eu vejo nas mulheres grandes lideranças que, talvez se não tivéssemos tido tanto preconceito anteriormente, várias Mulheres talvez tivessem feito coisas diferentes em alguns governos e hoje algumas coisas seriam diferentes. Mas sem lamentações, a humanidade presencia uma evolução e não podemos simplesmente ler, aceitar e ficar por isso mesmo. Temos que continuar lutando contra esse preconceito atrasado. Para mim, hoje, até que caiu mais um pouco a coisificação da Mulher pelas propagandas, apesar de que continua em muitos produtos a figura da Mulher "coisa". Apenas um exemplo: não há a mínima necessidade de uma Mulher aparecer nua numa propaganda de sabonete para sabermos que esse produto serve para tomar banho, além de coisificar a Mulher, ainda bestializam a sociedade.

     Enfim, são mudanças como essas que entram para História como marcos divisores de fatos até então inalcançáveis. Isso prova que podemos conseguir melhorar as coisas sim, tempo é exigido a isso, mas quem está tentando já está dando o primeiro e principal passo a essas mudanças.

5 comentários:

  1. VALEU RAUL, MUITO BOM, É ESSE PRECONCEITO BEM COMO VÁRIOS OUTROS EM NOSSA SOCIEDADE, QUE DEVEM SER DESTRONADOS ASSIM PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MAIS JUSTO. QUEM SABE!! CADA UM FAZENDO SEU PAPEL E CONSCIENTIZANDO COM TEXTOS COMO ESSE, TRILHA-SE UM GRANDE CAMINHO.

    ResponderExcluir
  2. É preciso mudar certas tradições quando essas tornam-se muito ultrapassadas ou preconceituosas em certos aspectos. Mas, em minha opinião, é mais legal ver o rei com seu traje militar e medalhas do que a rainha com seu conjuntinho e joias... Houve outra mudança, agora os monarcas podem se casar com católicos, acho essa medida legal também...

    ResponderExcluir
  3. Amei!!! Muito bom! Parabéns!
    Segundo post e uma visão magnífica!

    ResponderExcluir