segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Profecias e 2012

Assisti a um documentário esse final de semana sobre o calendário Maia, o fim de um ciclo e uma possível mudança na vida do planeta como hoje a conhecemos a partir de profecias. Alguns dizem que o fato de 21 de dezembro de 2012 ser o último dia no Calendário Maia, significa o fim da vida, catástrofes e alterações em todo o planeta. Já há quem ache que o último dia do Calendário Maia apenas significa a justa recontagem dos dias, ocorrendo o ciclo do calendário. Fora essas, existem outras várias explicações e hipóteses para mais um "fim do mundo".


Nesse documentario, mostrou já um grupo de pessoas que estão se preparando para o "inevitável". Esse grupo se isolou, construiu casas e começou a tentar aprender como se viver diretamente com a natureza. Seu objetivo é ficar totalmente independente da civilização, pois quando o dia 21 de dezembro de 2012 chegar, a humanidade sofrerá tanto que vai perder muito disso construído até hoje. Portanto, eles estão (acham que estão) preparados para quando acontecer, sobreviverem de coisas da natureza, pois a tecnologia talvez não mais vá servir.

Desde que começou mais uma história sobre "fim do mundo" eu já escutei inúmeros tipos de profecias. Que catástrofes no planeta, como terremotos, maremotos, vulcões, etc iriam destruir, se não toda, pelo menos uma grande parte da humanidade. Que nesse dia de 21 de dezembro entraríamos na Era de Aquários, onde o tempo agiria de forma mais lenta na sociedade e esta mudaria consideravelmente. Outra, que uma transição se faz necessária no planeta para que este não acabe com tanta gente tirando os bens naturais, não repondo e esses acabando, ou seja, um transição para que o mundo permaneça. Ouvi também que, desde a década de 1990 estariam nascendo pessoas "especiais" que ajudariam a humanidade a superar essas mudanças, catástrofes e transições, que seria para seu próprio bem... e tantas outras, muitas mesmo.

Para mim, esta vez representa mais uma tentativa frustrada de certas pessoas quererem que, milagrosamente, algo mude em sua vida miserável e monótona a ponto de fazer o mundo sacudir e chamar atenção da humanidade como um todo. Teorias não faltam, porque vontade que o mundo acabe não falta. Já passamos por isso em diversos anos do nosso calendário, vários profetas, e enviados dos céus, etc todo mundo querendo ser diferente e nada nunca aconteceu. Desde que o planeta Terra existe, há catástrofes naturais. Todo mundo sabe disso. Então, é muito fácil dizer que todos esses terremotos, maremotos, etc são um "prelúdio" para o fim do mundo, porque se fosse por isso, todo ano o mundo iria acabar.

Gosto das teorias, são até divertidas e pensar sobre é até interessante. Mas, em contrapartida, quando o ser humano quer que algo seja verdade, ele vai fazer de tudo para que aquilo realmente se torne verdade, vai criar mil teorias, mil explicações para tentar fazer a cabeça de um montão de gente e tentar fazer igual a filmes, ficções... Enfim, para mim, vai chegar 21 de dezembro de 2012, depois 22 de dezembro de 2012 e continuarei vivendo do mesmo jeito. Claro que, se daqui pra lá, quando tiver perto do fim do ano que vem e acontecer alguma catástrofe, vai com certeza ser um prato cheio para esse povo dessas profecias.

Só para não parecer que eu sou "totalmente" contra a essas teorias, etc... Poder ser, claro, que alguma coisa até lá aconteça, afinal não somos dotados de uma visão do futuro para saber como este irá se desenrolar, mas caso algo desse tipo aconteça, não acredito que será desta forma como muitos vêem hoje. Acho uma transição necessária em alguns pontos pelo humano já ter desgraçado tanto a natureza, mas vamos aguardar... Sem ansiedade.

Um comentário:

  1. Só acredito vendo mesmo. Vou tomar uma nesse dia.

    Se você, que está lendo esta publicação, não tem, pelo menos, 50 anos, pergunte aos seus pais. A última vez que tivemos uma possibilidade de "fim do mundo" foi com o Cometa Harley e nada aconteceu, igualmente não acredito acontecerá em 2012. Não apenas o Harley como outros cometas já foram possíveis "provas" do "fim do mundo"

    ResponderExcluir