quarta-feira, 2 de novembro de 2011

O que fazer quando uma boa parte dos cristãos não são cristãos?

Sinto meus ouvidos doerem quando ouço algumas pregações. Como uma pessoa que não consegue nem seguir um dos principais e mais básicos pilares que o seu redentor propagou, pode me falar de moral e sobre o que eu devo fazer? Quando Jesus disse: ama o próximo como a ti mesmo, acho que ele não quis dizer que esse próximo era só o seu irmão de crença ou um amigo de congregação. A questão é mais ampla.


É interessante ouvir alguém imbuído do amor cristão (sic) cuspir e vomitar os seus preconceitos contra o seu próximo. É ainda mais interessante quando esses representantes de Deus no universo assumem um papel de líder e propagam a moral cristã. Isso me lembra a história do lobo vestido em pele de cordeiro.
Da mesma forma que eu não sou cristão, esses tantos outros também não são. Só que com umas diferenças. Eu não me escondo por trás da idéia de um deus pra propagar preconceitos, intolerâncias e interesses políticos e econômicos. Não subo em um altar e dissemino a segregação, enquanto o livro que carrego em baixo do braço diz que é pra eu amar o meu próximo. Não tento ser bom e fazer o certo só por conta de uma vida eterna. Não, ao contrário destes, eu tento fazer o bem por que meus pais me ensinaram isso e eu consigo saber o que pode ferir alguém ou não.
O que faz um cristão que pensa dessa forma se achar melhor do que eu? Em que ele se apoia para achar que pode me dizer o que fazer, como agir, pensar ou até mesmo me vestir? Só consigo pensar em uma resposta. E essa resposta vem do “poder e autoridade” que muitos acham que tem sobre a vida do outro.
A culpa não é de um deus, que possa existir ou não, e sim das religiões que usam a idéia desse deus da forma que melhor lhes convém. É esse sentido de religiosidade que faz os cristãos esquecerem os ensinamentos do seu redentor e dar mais atenção ao que fala a pessoa que está guiando o culto, missa, ou seja lá o que for.
Em tempo, acho importante lembrar-se das “ovelhas negras” dos rebanhos de pastores das almas que existem por aí. Esses sim merecem o reino do céu que eles tanto procuram, esses sim conseguem se desprender da religiosidade e colocam o amor antes do ódio. Parabéns, se existe uma vida eterna cheia de tudo aquilo que vos é prometido, são vocês que irão habitar, não os já salvos de plantão.

12 comentários:

  1. Pois é, também compartilho dessa lógica que muitos religiosos agem de forma arrogante e presunçosa, falando e agindo como se aquilo que eles acreditam é a verdade aboluta e acham que por causa disso todos devem se subjulgar diante deles, pois eles querem que o mundo deles se adaptem a eles, o famoso "mundinho perfeito" e tentam não permitir que os outros vivam como bem se sentirem, como rianças mimadas que querem as coisas do jeito delas,e ao invés de se preocupar com questões ridículas eles se preocupassem em ajudar as pessoas do melhor jeito possível, como ajudar os pobres, problemas de vícios e sofrimentos reais, não aquilo que apenas para a sua crença for um problema.

    ResponderExcluir
  2. O interessante é eles não perceberem q nossa moral subjuga a moral de Deus. Com nossa moral, eu quero dizer, moral racional humana

    ResponderExcluir
  3. a religião foi feita por homens,é dificil realmente querer santificar ela,acho que jesus não ia gostar nada de vê oq eu aconteceu com sua linda mensagem.celo

    ResponderExcluir
  4. "Não julgueis que vim trazer a paz à terra. Vim trazer não a paz, mas a espada."
    Mateus 10:34
    Isso é q é bonita mensagem

    ResponderExcluir
  5. Boa Noite...Primeiramente queria te parabenizar Elton,pois o texto e está muito bem escrito e aponta para um fato que poucos cristãos atentam: Pessoas dentro das igrejas perdendo a visão da mensagem de Cristo,esfriando o seu amor e sendo congeladas por dogmas religiosos criados por homens para “ajudar” DEUS a santificar seu povo...

    Sou Cristão e infelizmente não posso negar o fato de existir religiosos que confundem o ato de falar de JESUS com o de impor JESUS...isto é triste,mas confio no SENHOR para abrir os olhos dessas pessoas...

    Em segundo lugar eu gostaria de comentar e explicar este versículo citado por Felipe: Mateus 10:34 “Não Pense que Vim trazer a paz,Vim trazer não a paz,mas a espada”
    Para entendermos um versículo bíblico não devemos nos ater a ele e só,pois não existe texto sem contexto,logo é preciso coloca-los em seus devidos contextos(Histórico,Teológico e Cultural),sabemos que a mensagem de JESUS não foi aceita entre muitos,gerando conflito de idéias que está exposto no complemento desse versículo em: Mateus 10:35-36 "Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai, entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra... " ele diz divisão visando conflito de pensamento entre as gerações,sendo assim a espada citada no versículo por JESUS não é a física,que corta,mata,destrói e impõe poder,mas sim a que divide opiniões e revela quem crê na sua mensagem e quem não crê.

    Obrigado Pela Atenção,Abraços!!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente acho que devemos englobar todos os contextos, então eu gostaria de oferecer o versículo de Mateus 10:37: "O que ama o pai, ou a mãe mais do que a mim, não é digno de mim. E o que ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim"

    Todos esses quatro versículos mostram a revolução de Jesus em relação às leis antigas. Mas nos mostra que Jesus não é amor, a menos que esse amor seja para consigo mesmo; não é paz, nem mesmo entre pessoas de mesmas crenças. Ele pregava a separação, o corte de espada, entre gerações, entre pessoas de uma mesma sociedade, e, futuramente, entre sociedades diferentes.

    Todos esses versículos mostram que Jesus se achava espetacularmente superior ou espetacularmente único, e quem não achasse que é assim, não é digno de certos privilégios, que, provavelmente, ele ofertaria.

    Podemos analisar as Cruzadas como um exemplo: as espadas que eram enfiadas nos corpos daqueles que não achavam que Jesus fosse espetacularmente superior ou único. Essas pessoas deveriam morrer por terem diferentes crenças? Jesus disse que elas não são dignas, mas disse que elas devem ser mortas? Acho que faltou a clarividência em Jesus para esclarecer isso.

    ResponderExcluir
  7. Boa Noite Brother!!!

    Compreendendo que nós dois concordamos que para se fazer a hermenêutica de um versículo deve-se englobar todos os contextos (Histórico,Teológico,Cultural) coloquemos então este versículo citado por você(Mt 10:37)em contexto adicionando a ele o seu complemento(Mt 10:38) : “Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim não é digno de mim; quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim não é digno de mim; e quem não toma a sua cruz e vem após mim não é digno de mim.” Vamos lá....o amor aos pais e aos filhos são mandamentos bíblicos basta ler passagens como Êxodo 20:12; Mateus 19:19; Efésios 6:2;Então o que será que JESUS quis dizer nos versículos descritos acima?Em um contexto teológico sabemos do conceito trino de DEUS(Pai,Filho e Espírito Santo),logo infere-se que JESUS era DEUS,Portanto quando vamos fazer a hermenêutica destes versículos entendemos que é o próprio DEUS que esta falando fazendo referencia a seu primeiro mandamento: “Amarás teu DEUS sobre todas as coisas,de todo teu coração,de toda tua alma e de todo teu entendimento”,o contexto histórico deste discurso de JESUS explica todo o porque DELE se utilizar destas palavras,JESUS estava falando isso para seus apóstolos,os quais sairiam em missão de pregar a mensagem da cruz e sofreriam vários martírios,então interpretando juntamente os contextos podemos ver facilmente que o intento de JESUS alem de reafirmar seu primeiro mandamento é de encorajar os discípulos a não desistir de levar sua mensagem ás nações.

    JESUS não pregava a separação,o que causou a separação entre gerações e ate mesmo nações nos dias de hoje,foi simplesmente o surgimento de interpretações erradas da mensagem de CRISTO,algumas por falta de entendimento,algumas por exagero do entendimento e outras por falta de contextualização,muitos lêem a bíblia,mas poucos estudam e meditam corretamente no que nela está escrito,longe de mim ser o dono da verdade,so tento estudar a fundo,compreender e seguir a real mensagem de JESUS.

    Quanto ás cruzadas me utilizarei de duas citações: uma do meu comentário anterior e outra do texto de Elton escrito acima

    “...a espada citada por JESUS no versículo não é a física,que corta mata,destrói,mas sim a que divide opiniões e revela quem crê na sua mensagem e quem não crê”

    “A culpa não é de um deus,que possa existir ou não,e sim das religiões que usam a ideia desse deus da forma que melhor lhes convém ”

    Sabemos muito bem que a religião foi só uma mascara utilizada para esconder os intuitos econômicos e territoriais das cruzadas,afirmo de toda certeza que não faltou clareza na mensagem de CRISTO,o que aconteceu(e acontece ate hoje) foram interpretações deturpadas e a utilização do evangelho para própria conveniência.

    Muito Obrigado Pela Atenção.Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Então, devo crer que nenhuma interpretação é correta. Pois você escreveu que algumas são deturpadas. E mesmo aquelas que dizem serem corretas, não são, pois não dá pra fazer o discípulo levantar da cova e nos dizer todos os pormenores, toda a interpretação correta. Então, todas as interpretações estão erradas.

    Um comentário sobre isso que você escreveu: "afirmo de toda certeza que não faltou clareza na mensagem de CRISTO,o que aconteceu(e acontece ate hoje) foram interpretações deturpadas e a utilização do evangelho para própria conveniência."
    Realmente, as pessoas utilizam a mensagem de Jesus em benefício próprio, a maioria dos crentes são assim, que dirá todos. Mas oq eu gostaria mesmo de te alertar é da contradição que você escreveu, pois a consequência da falta de clareza são interpretações deturpadas.

    ResponderExcluir
  9. Bom Brother,respeito sua opinião,mas não compreendo que viés você tomou para chegar a conclusão que todas as interpretações bíblicas estão erradas,pois o Fato da bíblia não trazer detalhes e so relatar os milagres de JESUS,como o citado por você,não torna qualquer hermenêutica bíblica incorreta,pois no meu entendimento se todos os milagres de JESUS fossem descritos em por menores,não seriam milagres entende?Logo o que torna algumas hermenêuticas bíblicas incorretas é a modelagem do evangelho a interesses próprios.

    Em relação ao meu comentário que você citou acima não vejo contradição alguma,pois a palavra deturpar significa: desvirtuar,deformar,desfigurar,Corromper, viciar.Não se desvirtua,deforma ou corrompe o evangelho por falta de clareza na mensagem de CRISTO,e sim por falta de estudo,aprofundamento e pelo enorme desejo que alguns religiosos possuem de moldar o evangelho ás suas conveniências.


    Abraços man!!!

    ResponderExcluir
  10. Só vou me citar pra você entender de onde eu tirei essa conclusão.

    "E mesmo aquelas que dizem serem corretas, não são, pois não dá pra fazer o discípulo levantar da cova e nos dizer todos os pormenores, toda a interpretação correta."

    "Realmente, as pessoas utilizam a mensagem de Jesus em benefício próprio, a maioria dos crentes são assim, que dirá todos."

    Eu acredito que "todos" os crentes utilizam a mensagem de Jesus em benefício próprio, mas eu não quis te ofender.
    Nenhum estudo aprofundado nos dará a resposta correta, só oq chega mais perto do correto, e, para livros que impulsionam milhões de pessoas, só o correto é q deve ser bom. Chegar perto não deveria ser uma opção.

    ResponderExcluir
  11. Bom man...primeiramente sei que em nenhum momento você quis me ofender,você so está demonstrando sua opinião,á qual eu respeito.Em Relação as citações,eu compreendi de onde você tirou a conclusão de que nenhuma hermenêutica bíblica pode ser correta,o que eu não compreendi foi como através dessas duas premissas de sua argumentação,você concluiu isso e explico o porquê...

    Vamos analisar sua primeira citação:

    “ E mesmo aquelas que dizem serem corretas,não são,pois não dá pra fazer o discípulo levantar da cova e nos dizer todos os pormenores,toda interpretação correta ”


    No meu entendimento o fato da bíblia não relatar os pormenores de um milagre de JESUS,ou de qualquer outro,não influencia em nada na sua interpretação,até porque analisando em um contexto teológico,como eu já disse no comentário acima,se qualquer milagre de CRISTO fosse descrito em por menores,não seria um milagre...

    Analisemos agora a segunda citação:

    “ Realmente,as pessoas utilizam a mensagem de Jesus em beneficio próprio,a maioria dos crentes são assim,que dirá todos ”

    Bom...em primeiro lugar creio que com uma analise,um aprofundamento e uma contextualização é possível se chegar a uma hermenêutica correta,até porque é muito improvável que dentre as milhões de pessoas que a bíblia impulsiona ninguém,absolutamente ninguém,tenha se preocupado em analisar,se aprofundar e contextualizar a mensagem de CRISTO para o seu uso correto,aliás eu creio que isso deva ser uma obrigação de cada cristão,já que a palavra cristão significa pequeno cristo,mas infelizmente sei que poucos se dão a este trabalho,preferindo moldar o evangelho a si próprio á moldar-se ao evangelho

    Entende porque eu não compreendi como você chegou aquela conclusão?as duas premissas de sua argumentação não inferem para que não exista uma interpretação correta da mensagem de JESUS...enfim a proposta dos meus posts não tem sido mostrar quem ta certo ou errado,e sim esclarecer algumas coisas e mostrar que a fé cristã também é racional...

    Agradeço Desde já a atenção Brother e parabenizo mais uma vez o blog que tem me acrescentado muito,tenho aprendido bastante por aqui,Abraços!!!

    ResponderExcluir
  12. Realmente você não me entendeu!
    Será melhor que eu pare de tentar explicar!

    ResponderExcluir