Hoje é 1 de novembro, estamos quase chegando no natal, mas com certeza todos estão mais desesperados pelas férias, mas enquanto elas não chegam, eu vou homenagear um artista do qual fui conhecer a pouco tempo, mas já havia visto algumas de suas obras, esse é Pietro de Cortona. Nascido em 1596, ele viveu durante o barroco, o que já nos acende a ideia de obras maravilhosas porém exageradas, pois bem, com certeza ele é exagerado, como um bom artista barroco, mas ele é especial, pois ele foi um dos precursores do rococó.
Alegoria da divina providência e do poder dos Berberini (1633)
Ele nasceu de uma família de artistas e desde cedo produziu belas obras, foi aprendiz de Andrea Commodi e Baccio Ciarpi, mas logo cedo foi descoberto pela igreja, quando o Cardeal Sacchettio viu suas reproduções das obras de Rafael e o levou ao Papa Urbano VIII, do qual o colocou para decorar a recém construída Igreja de Santa Bibiana, projetada por Bernini. Após isso ele não parou mais, fez pinturas para o Cardeal Sacchetti, o teto do Palazzo Barberini, Palazzo Pitti, onde fez dois afrescos, sendo um A idade de Ouro e o outro A idade de Prata, depois desses dois ele foi convidado pelo Grão-duque Ferdinando II a produzir mais duas, A idade de Bronze e A idade de ferro.
A idade de ouro (1637)
esq - A idade de prata (1637) / dir - A idade de Bronze (1641)
Ele também tinha um preferências por temas religiosos e cosmológicos. Mas não apenas de pinturas ele se manteve, escreveu um tratado de pintura em 1652, também foi um grande arquiteto, projetando a Igreja de São Lucas, e a fachada da Igreja de Santa Maria da Via Láctea. Ele morreu pouco depois de produzir esses projetos arquitetônicos, em 1669.
O anjo da guarda (1656)
Pietro foi um grande artista, suas obras possuem uma monumentalidade surpreendente, e o movimento e harmonia presente em tamanhas obras nos deixa sem fôlego, pois é impressionante como uma pessoa foi capaz de produzir tamanhas obras, lógico que devemos considerar que ele possuía ajudantes, diferente de Miguel Ângelo, mas ainda sim é maravilhoso. Além disso a escolha dos temas e a forma como ele seleciona os personagens e os coloca no lugar certo, a escolha dos pontos de luz, se tornando mais suave o contraste entre a sombra e a luz, diferente de seus contemporâneos barrocos, ele na verdade preferia a luz, o que é nítido em seus trabalhos, a escolha de ambientes iluminados e brilhantes é divino, o que leva a lembrar sua influência para o rococó, mas não devemos excluí-lo do barroco, a expressividade e os contrastes se mantém, tornando as obras de Pietro fascinantes.
Apedrejamento de Santo Estevão (1660)
Vale lembrar que ele não é muito famoso, pelo menos no Brasil e nos livros de história escolar, o que faz com que eu me questione o real valor que estamos dando a arte. É impressionante que uma quantidade alarmante de pessoas não tenha a compreensão se quer que existam movimentos artísticos, quanto mais ter conhecimento desses artistas tão magníficos e inspiradores. Mas isso é algo que irei me aprofundar em outro momento, agora deixo a vocês as maravilhosas obras de Pietro e o possível desejo de conhecê-lo mais a fundo.
O rapto das sabinas (1927-29)
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