O povo se aglomera na Praça Tahrir. A policia entra em
choque com os manifestantes, causando vários feridos. É preciso que o Senhor
Presidente do Egito saia escondido de seu gabinete para se refugar no palácio presidencial.
Estas frases eram ditas a cerca de 20 meses atrás, e hoje, são relatadas mais
uma vez, como forma de protesto do povo Egípcio contra o governo do Presidente
Eleito Muhammed Morsi, da Irmandade Muçulmana.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
O Estado Palestino
Gostaria
de lembrar aos leitores, que essa é a minha opinião, não sendo necessariamente
a opinião dos outros integrantes do blog.
Na
semana passada ocorreu uma votação na ONU que elevou o status dos territórios
palestinos a “Estado Observador” na ONU. Isso significa, que mesmo sem fazer
parte de fato da Organização das Nações Unidas, tal organização reconhece a
autonomia e a existência de um Estado Palestino, que agora tem o direito de
apelar para o tribunal penal Internacional, tendo agora artifícios legais para
denunciar Israel.
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
Um dia você aprende
O texto de hoje é inicialmente de autoria de estadunidense Veronica A. Shoffstall, na época com 19 anos, para o livro de conclusão do ensino médio. Contudo, ao ir para a internet esse texto recebeu erroneamente a autoria de William Shakespeare, grande poeta inglês conhecido por ter escrito as peças teatrais Romeu e Julieta, Hamlet, Sonho de uma noite de verão, entre outros, mesmo que não haja nenhum documento histórico comprovando sua autoria. Com o tempo esse texto se espalhou pela internet e ganhou vários acréscimos e alterações até ter a forma atual, tendo diversos nomes, como Um dia você aprende, Você aprende ou Depois de um certo tempo, mas a versão original seria Comes the down (vem de baixo). Esse texto é muito legal e leva a uma bela reflexão sobre a vida, não importando a quem pertença.
Marcadores:
humanidade,
viver
segunda-feira, 30 de julho de 2012
O livro do artista
Retomando as homenagens, que andavam meio paradas, hoje é dia de um dos homens mais importantes para a história da arte, ao contrário do que pode-se imaginar, ele não produziu as obras mais impactantes e famosas da história, na realidade ele ficou conhecido por um livro do qual se tornaria um dos livros mais importantes para a história da arte. Giorgio Vasari nasceu em Arezzo, Itália, em 1511, tornou-se aluno de Guglielmo da Marsiglia muito jovem e logo em seguida, por indicação do cardeal Silvio Passerini, aos 16 anos, ele foi estudar com Rosso Riorentino e Jacopo Carucci (Pontormo) no atelie de Andrea del Sarto e Baccio Bandinelli, em Florença. Em sua estadia na cidade ele conheceu Miguel Ângelo (Michelângelo), grande artista renascentista que o influenciou muito. Foi a Roma (onde estudou as obras de Rafael), Nápoles, Pisa, Bolonia e Módena.
segunda-feira, 23 de julho de 2012
O caranguejo e o leão
Em 21 de junho inicia-se o signo de câncer, este é um mito muito pequeno e está presente em um trecho muito rápido de um mito muito famoso, Os doze trabalhos de Héracles (Hércules), onde Herácles tem de pagar pelo crime que cometeu, matar seus filhos, e Hera (rainha dos deuses, deusa do casamento e das mulheres) tenta atrapalhar sua vida por ele ser um dos filhos bastardos de Zeus (rei dos deuses). Mas, não somente o mito de câncer está vinculado ao mito de Héracles, o mito do signo de leão se vincula a estes trabalhos, sendo o primeiro deles, a morte do Leão de Neméia. Uma criatura monstruosa, filho dos monstros Ortro e Equidna, que aterrorizava e devastava o Peloponeso, sem ninguém conseguir matá-lo, para isso Héracles foi ordenado a esta tarefa, e para fazer isso ele necessitou estrangulá-la e após isso ele arrancou sua pele com as próprias mãos, e a transformou em suas vestes, por piedade de Hera, o leão foi levado ao céu e transformado na constelação de leão.
segunda-feira, 28 de maio de 2012
A ligação dos gêmeos
Hoje, mesmo atrasado, irei falar sobre o mito do signo de gêmeos. O mito inicia com Leda, que havia recentemente se casado com Tíndaro, Rei de Esparta (Cidade-Estado grega conhecida pela tradição militar e pelos envolvimentos nas guerras mais importantes gregas), mas Zeus se apaixonou por ela, contudo ele sabia que ela não iria querê-lo, pois ela havia se casado a pouco tempo, com isso para satisfazer-se Zeus se transformou em um cisne e apareceu para ela enquanto esta se banhava em um rio, e, enquanto ela o acariciava, ele a possuiu. Pouco tempo depois Tíndaro também a possuiu e nove meses depois Leda deu a luz dois ovos, no primeiro ovo nasceu Pólux e Helena (da Ília, cidade conhecida como Tróia), filhos de Zeus, portanto imortais, no outro ovo nasceu Castor e Clitemnestra, filhos de Tíndaro e com isso eram mortais.
segunda-feira, 21 de maio de 2012
O touro cretense
Infelismente não tive condições de fazer o post sobre o mito do signo de touro no dia que começou, então decidi fazê-la junto ao do signo de gêmeos. O mito de touro começa com o mito do rapto de Europa, esta era uma princesa fenícia, filha de Agenor, Rei de Sídon, ela era muito bela e em um dia, enquanto se banhava no mar, Zeus (Rei dos deuses) a viu e se apaixonou por ela, com isso em determinado momento, ele se transformou em um touro branco e, como ela gostava muito de animais, ela foi ao seu encontro para acariciá-lo, ele então se deitou ao chão e fez gestos para que ela subisse nele, e no momento em que ele percebeu que ela havia subido ele então se levantou rapidamente e rapitou a princesa para a Ilha de Creta, lá eles tiveram um romance e deste nasceu Radamanto, Sarpédon e Minos - os três ao morrer se tornariam os juízes dos mortos - eles então iniciaram uma competição pelo trono da ilha, e o último pediu a Poseidon (Deus das águas) para que mandasse um touro branco como a neve para afirmar seu reinado, e assim foi feito, em troca Minos deveria sacrificar o touro à Poseidon, contudo a imensa beleza do animal fez com que ele não sacrificasse-o e no lugar ele sacrificou outro, com raiva, Poseidon decide castigá-lo e para isso ele pede auxílio de Afrodite (Deusa do amor, da beleza e dos prazeres sexuais) para que Pasífae, esposa de Minos, se apaixonasse perdidamente por um touro vindo do mar, deste caso nasceu uma criatura metade humana e a outra bovina. Aceitando o castigo, contudo ele então decide escondê-lo em um labirinto próximo a Cnossos (cidade-palácio de Minos), que então foi construído por Dédalo, grande arquiteto da época, tudo isso aconselhado pelo oráculo de Delfos.
quinta-feira, 26 de abril de 2012
Expressões de uma época
Hoje é dia de mais uma homenagem a um grande pintor do romantismo - movimento que surgiu em meio as revoluções (industrial e francesa) e por isso possuíam um caráter muito revolucionário e expressivo, pois eles queriam o retorno ao sentimento e as emoções - o nome dele era Ferdinand Victor Eugène Delacroix, nascido em Saint Maurice, França, em 1798. Ele nasceu em uma família rica, seu pai, Charles Delacroix, era um político, trabalhando como Ministro de Exteriores do Diretório e Prefeito de Gironda, no segundo foi seu último trabalho antes de morrer, alguns afirmam que na realidade Eugène seria filho do príncipe de Charles Maurice de Talleyrand com sua mãe Victorie Oeben, mas mesmo assim Eugène sempre considerou Charles Delacroix como sendo seu pai.
quarta-feira, 21 de março de 2012
Em busca do velocino de ouro
Hoje começa o signo de áries, e então recomeça o ciclo, para os antigos gregos era época de um novo ano, mas para mim é época de aniversário. O mito de áries é um dos mitos mais elaborados, pois se atrela a um mito muito importante na mitologia grega, pois conta a históia de um herói.
No reino de Lolco, na Tessália, Tiro tem como filhos Pélias e Esão (Rei de Lolco), este último tem um filho chamado Jasão, que desde cedo foi criado pelo famoso centauro Quíron. Após a morte de seu pai, seu tio Pélias assume o trono, e com base em uma profecia de que Jasão o mataria, quando ele foi reivindicar o trono Pélias o manda como prova de que era realmente um herói ir em busca do velocino de ouro (pele de carneiro com pelos de fios de ouro), na Cólquida, que para a maioria era uma tarefa impossível, mas Jasão aceita.
quinta-feira, 1 de março de 2012
Diante da beleza de Vênus
Entre todos os artistas da renascença esse é um dos mais famosos pintores, suas obras marcam os livros de história e o movimento renascentista, estou me referindo a Alessandro di Mariano di Vanni Filipepi, mas para a maioria ele é conhecido pelo seu nome artístico, Sandro Botticelli, hoje é seu aniversário e então vamos as homenagens do dia. Nasceu em 1445 em Florença, Itália, era filho de um curtidor de peles, mas não existem muitos dados sobre sua infância, o que se sabe é que tornou-se muito cedo aluno de Filippo Lippi, com ele aprendeu ourivesaria e a arte de Masaccio, após isso estudou com Andrea del Verrocchio, mas quando fez 25 anos abriu seu próprio ateliê, iniciando sua carreira de grande produtividade.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
A história da arte
A arte perpassa por toda a história da humanidade e desempenha papel fundamental na nossa cultura, durante esse percurso ela se desenvolveu, modificou e seguiu outros caminhos (muitas vezes retomando o caminho anterior), muitas vezes agradou, em outros momentos desagradou, foi monumental ou foi simples, mas independente do que foi feito com ela, nunca deixou de estar presente e ser peça fundamental na sociedade humana.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
O auxílio dos golfinhos
Inicia-se o signo de peixes, e como de costume irei apresentar sobre o mito que originou a constelação e depois o signo. Este signo possui várias versões, mas uma delas diz que em um belo dia Posseidon (deus das águas) ao passar pela Ilha de Naxos se depara com uma cena que o faz parar os cavalos marinhos, eram as nereidas (ninfas filhas de Nereu o deus do mar) que brincavam despreocupadas na praia, mas Posseidon se encanta exclusivamente por uma em especial, a mais bela de todas, Anfitrite.
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Dragão da sorte
Os horóscopos estão presentes em diversas culturas por todo o mundo, no ocidente o mais utilizado é o greco-romano, que se utiliza de mitos gregos para explicar o surgimento das constelações, sendo estas agrupadas com os planetas e causando naqueles que nascerem alguma "influência", tornando-os algo em específico, em questões como caráter, modo de ser e viver, ganhos e sorte.
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
A fera das cores
Darei início as homenagens desse ano, e nada melhor do que começar com um fauvista que me impressionou bastante. Cornelis Theodorus Maria van Dongen, mais conhecido como Kees van Dongen, nasceu em Rotterdam, na Holanda, em 1877. Aos 16 anos ingressou no mundo da pintura ao estudar na Real Academia de Belas Artes de Rotterdam, algum tempo depois ele foi passar alguns meses em Paris, mas ele retornou para se encontrar com Augusta Preitinger ("Guus"), amiga do período escolar que depois se tornou sua esposa.
Recife Protesta
Com certeza estamos vivendo em tempos absurdos. Há um tempo atrás, fiz uma publicação a respeito de um preconceito de um Militar, para com um estudante negro da Universidade de São Paulo. Hoje, mais uma vez, venho cá vos falar sobre os últimos acontecimentos - mais que absurdos- que estudantes novamente enfrentam, mas agora em Pernambuco.
Aumento de passagem, quando temos ônibus em péssimas condições?
Aumento de passagem, quando temos ônibus em péssimas condições?
terça-feira, 24 de janeiro de 2012
SOPA e PIPA
Eu não entendi a diferença da SOPA e da PIPA, se alguém souber, por favor, escreve nos comentários. SOPA é só uma sigla para Stop Online Piracy Act, ou seja, Ato de Parar com a Pirataria Online. PIPA é sigla para Protect Intellectual Property Act, ou seja, Ato de Proteger a Propriedade Intelectual.
sábado, 21 de janeiro de 2012
O vaso dos imortais
21 de janeiro e inicia-se então o signo de aquário, o penúltimo signo do zodíaco, o seu mito se envolve, mais uma vez, com Zeus e seus romances. Hebe era a deusa da juventude, uma das poucas filhas legítimas de Zeus e Hera, e ela era quem servia os deuses nos banquetes, servindo néctar e ambrosia (alimentos que mantinham a imortalidade dos deuses), contudo, em determinado momento, enquanto servia os deuses, sofreu uma queda e ficou em posição vergonhosa, os deuses começaram a rir ao ponto de Hebe se recusar a serví-los, ela então se limitou a apenas atrelar o carro de Hera e dos banhos dos deuses, mas nunca mais ela voltou a servir os deuses nos banquetes.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Primeiro passo
Finalmente estou voltando a ativa esse ano maravilhoso e cheio de previsões catastróficas e adiadas como tudo nesse mundo, enquanto existir incômodo todos vão insistir em empurrar com a barriga enquanto puderem. Decidi então iniciar esse ano não falando exatamente de arte, prefiro iniciar falando sobre essa visão de mudança que todos têm de no momento em que virem o ponteiro do relógio no dia 31 de dezembro dar 24:00/00:00 todos acreditam que o mundo vai mudar de forma abrupta e maravilhosa, creio que isso seja devido que as pessoas ficam, como tudo na vida, esperando que o mundo mude e não percebem que são elas que devem mudar, elas devem investir em melhorar, evoluir e talvez redimir seus erros do passado, ao invés de esperar que outros façam isso por você, pois se o mundo é composto por pessoas e estas ficam na espera de que ele mude, então sempre existirá esse círculo vicioso incansável.
Marcadores:
humanidade,
viver
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
Dividir Com Vocês
Nessa semana, navegando pela internet, lendo um blog que já sigo há muito tempo, li um texto, que me tocou a alma, e algo me fez pensar hoje, que era mais do que uma obrigação minha dividir ele com vocês - leitores do No Limbo -, minha intenção é que vocês possam refletir sobre o assunto.
O nome do blog é SUSSURROS DE RAPOSA, e o link original é: http://brunomtop.blogspot.com/2010/09/teto.html
Teto
A gente vai ficando velho, e deixando o tempo assassinar nossos sonhos.
Sempre com a mesma desculpa; 'continuo isso mais tarde', mais para mim mesmo, do que para os outros, sem perceber, eu deixei meus sonhos de lado, assim como a maioria das pessoas. Deixei o tempo se enferrujar a minha visão da vida, as cores que antes via nas coisas pequenas, como poder fazer o tempo esperar, como esperei, e ficar sem fazer nada, dando um tempo só para mim; não agora, os tempos que passo de forma boemia, são tempos de angústia, em que o guloso espírito de responsabilidade rouba a graça da vadiagem.
É como eu sempre soube, os seres humanos quando envelhecem, deixam de sonhar, simplesmente por enxergarem algo que quando eram crianças, nunca terem percebido; Há um teto acima de suas cabeça, que restringe suas ações e reações, que inibe suas vontades e espontaniedade, um teto chamado responsabilidades. E a única fuga para ele, é olhar de lado e ver numa janela, um céu azulado que se desenha acima da cabeça de seus filhos. Por isso que os pais se contentam em realizar os sonhos dos filhos; não é por eles não terem sonhado nunca, é só que, seus sonhos estão invisíveis, ocultados pelo teto acima de seus desejos juvenis.
O Amor que outrora, teve tantas definições, hoje é apenas uma parte que me entorpece numa rotina que se eu parar para avaliar como deve ser avaliada, a saída de emergência guardada nos meus pulsos, será usada. Uma ilusão, minha vida, muita dor, esperança, sonho, alegria, um vício, o que há de mais maravilhoso, uma sensação de vazio e ainda assim, apenas uma palavra. Eu esqueci que o Amor já foi tudo isso para mim. Meu teto me impede de perceber essas coisas tão óbvias assim.
Agora, o que me resta, é tentar fugir um pouco mais desse teto, mas pelo que me parece, o tempo não vai deixar, ele está zangado por eu ter aproveitado do amor de forma tão hipócrita e criminosa. É isso que dá, afirmar ser raposa, ter coração de gelo, e nem ao menos saber, quais sentimentos são verdadeiros.
Bruno M. Tôp
Sempre com a mesma desculpa; 'continuo isso mais tarde', mais para mim mesmo, do que para os outros, sem perceber, eu deixei meus sonhos de lado, assim como a maioria das pessoas. Deixei o tempo se enferrujar a minha visão da vida, as cores que antes via nas coisas pequenas, como poder fazer o tempo esperar, como esperei, e ficar sem fazer nada, dando um tempo só para mim; não agora, os tempos que passo de forma boemia, são tempos de angústia, em que o guloso espírito de responsabilidade rouba a graça da vadiagem.
É como eu sempre soube, os seres humanos quando envelhecem, deixam de sonhar, simplesmente por enxergarem algo que quando eram crianças, nunca terem percebido; Há um teto acima de suas cabeça, que restringe suas ações e reações, que inibe suas vontades e espontaniedade, um teto chamado responsabilidades. E a única fuga para ele, é olhar de lado e ver numa janela, um céu azulado que se desenha acima da cabeça de seus filhos. Por isso que os pais se contentam em realizar os sonhos dos filhos; não é por eles não terem sonhado nunca, é só que, seus sonhos estão invisíveis, ocultados pelo teto acima de seus desejos juvenis.
O Amor que outrora, teve tantas definições, hoje é apenas uma parte que me entorpece numa rotina que se eu parar para avaliar como deve ser avaliada, a saída de emergência guardada nos meus pulsos, será usada. Uma ilusão, minha vida, muita dor, esperança, sonho, alegria, um vício, o que há de mais maravilhoso, uma sensação de vazio e ainda assim, apenas uma palavra. Eu esqueci que o Amor já foi tudo isso para mim. Meu teto me impede de perceber essas coisas tão óbvias assim.
Agora, o que me resta, é tentar fugir um pouco mais desse teto, mas pelo que me parece, o tempo não vai deixar, ele está zangado por eu ter aproveitado do amor de forma tão hipócrita e criminosa. É isso que dá, afirmar ser raposa, ter coração de gelo, e nem ao menos saber, quais sentimentos são verdadeiros.
Bruno M. Tôp
sábado, 14 de janeiro de 2012
Crítica: As Aventuras de TinTim - O Segredo do Licorne é impecável, uma nostalgia!
Finalmente estreou nos cinemas este esplendido filme, sendo o primeiro de uma trilogia, que demorou a lançar por conta do lento processo de captura de movimentos (motion capture), que teve uma pós-produção muito bem feita.O filme é uma adaptação da famosa série de livros que conta a história de um jornalista chamado TinTim, que viaja ao redor do planeta em aventuras, desafiando perigos e desvendando mistérios. É auxiliado pelo seu fiel cão Milu, que sempre estar ao seu lado nas aventuras. Capitão Haddock é o melhor amigo de TinTim, ele estar um beberrão no longa metragem. Também temos os Dupond e Dupont, policias que fazem investigações bem eficazes, porém são muito atrapalhados.
Este belo trabalho do diretor Steven Spielberg, e produzido pelo Peter Jackson, as duas lendas do cinema mundial (com certeza os dois melhores diretores do mundo) fizeram deste longa uma aventura bastante fiel a HG de Hérge, o criador da série.
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
Mais Uma Vez Racismo
Nessa semana, mais uma vez fomos testemunhas de uma cena de racismo, e o fato se agrava mais ainda por ter partido de um oficial militar, alguém que deveria zelar pelos nossos direitos. Foi um absurdo o que aconteceu no último dia 09/01/12 na USP. É fato sabido que o racismo no Brasil é algo que vem entrelaçado em nossa história, desde a época dos tempos da escravidão. Esse lance de racismo é como se fosse hoje, algo que vem passando de geração em geração, de cultura pra cultura.
Assinar:
Postagens (Atom)