Eu não entendi a diferença da SOPA e da PIPA, se alguém souber, por favor, escreve nos comentários. SOPA é só uma sigla para Stop Online Piracy Act, ou seja, Ato de Parar com a Pirataria Online. PIPA é sigla para Protect Intellectual Property Act, ou seja, Ato de Proteger a Propriedade Intelectual.
A origem das leis tem a ver com o mercado cinematográfico e o mercado fonográfico, filmes e músicas, respectivamente. Com o crescimento da internet, esses mercados começaram a ficar de saco cheio de todos poderem ter acesso de graça ou, pelo menos, a um preço muito barato de suas produções. Toda essa facilidade fez com que eles ficassem menos milionários. Então, Hollywood, ao invés de pagar 10 milhões de dólares pra Meryl Streep paga 8 milhões de dólares. Um filme, ao invés de custar 100 milhões de dólares agora custa 80 milhões de dólares. *Então é absurdo, realmente inacreditável o quanto eles estão perdendo dinheiro (*SARCASMO). Esses mercados resolveram pressionar o governo dos EUA. Eles procuraram os políticos que fossem favoráveis a eles e juntaram uma grana preta, um projeto imenso pra se articular a aprovação dessa lei.
A SOPA é de autoria de Lamar Smith, um dos representantes da House of Representatives (Câmara dos Representantes). O PIPA é de autoria do senador Patrick Leahy. Pelo que eu entendi, as duas leis não tem diferença, mas não li o projeto de lei original, então eu peço, de novo, que comentem se souberem a diferença. A SOPA faz com que qualquer site que faz exibição de material com direito autoral seja processado pelas empresas de entretenimento, tanto cinematográfica quanto fonográfica, com uma facilidade muito maior do que era antes. Como era antes por quê? Por que alguns sites já foram processados antigamente. Não sei se alguém lembra do problema do Napster quando ele começou a divulgar músicas na internet e que Metallica e Madonna, entre outros, processaram ele. Essa semana rolou com o Kim Schmitz, o "dono" do Megaupload. Veja bem, o cara é alemão, foi preso na Nova Zelândia, pela polícia dos Estados Unidos, por que ele tinha um site de compartilhamento de arquivos sitiado em Hong Kong. Na verdade ele foi acusado de violar as leis estadunidenses de direito autoral.
Então, pra que servem a SOPA e a PIPA se os EUA têm leis de direito autoral? Essas leis dão liberdade pros Estados Unidos autuarem sites fora do próprio país, ou seja, em todo o Mundo, tudo que tiver conexão com os EUA através desses sites. Então, essas leis dariam autorização pra processar os donos dos sites, os patrocinadores dos sites e os sites de busca que remetessem a esses sites. O Google e o Youtube já deveriam estar fechados se fosse assim. Esse negócio de meter o dedo nos sites de outros países é por que antes os sites que desobedeciam eram estadunidenses e foram realocados para outros países com menos fiscalização ou que não tivessem nada a ver com os EUA. Eu me lembro que, há alguns anos atrás, teve o rolo do Pirate Bay que foi realocado pra fugir da fiscalização.
No dia 18 de janeiro alguns sites, mundialmente famosos pararam de funcionar ou exibiram mensagens de luto e protesto contra a SOPA. O Google conseguiu 4,5 milhões de assinaturas contra esse projeto de lei. O Grupo de "hackers" Anonymous, depois da prisão de Kim Schmitz, conseguiu tirar do ar o site do Departamento de Justiça dos EUA, o site da Universal Music, uma grande gravadora estadunidense, e o site da Associação Fonográfica dos EUA. A confusão foi tão grande que o Lamar Smith, no dia 20 de janeiro, tirou a proposta dele da pauta.
Apesar dos lamares e lamúrias, a Casa Branca já disse que a lei não vai ser aprovada, pois eles não vão meter o dedo nas principais leis da constituição dos EUA, que são a lei da liberdade de expressão e a lei da liberdade de imprensa. O Obama falou que isso ia restringir a criatividade das pessoas, pois a internet gera emprego e é muito criativa, além de ser outra indústria de entretenimento.
Antes até dava para retesar a pirataria na internet, mas depois que inventaram o gravador de DVD e MP3 player, tudo ficou mais fácil. Hoje em dia você passa música e vídeo até por e-mail. É totalmente impossível acabar com a pirataria na internet, mesmo se a SOPA e a PIPA fossem aprovadas. Hoje em dia, a internet é o melhor jeito de divulgar qualquer coisa. Sem a internet, se você não for no cinema todo final de semana, você não vai saber qual o filme que estreou. A internet está servindo como melhor meio de propagação de cantores e bandas, como, também, para venda de músicas dessas bandas. É, também, o melhor meio de propagar pequenos hits de fama de pessoas totalmente desconhecidas como a Luiza que estava no Canadá.
Esses norte americanos, sempre achando ou querendo ser os donos do mundo, sem a internet os EUA não seriam nem metade do que são hoje, e essas industrias também não, cadê os artistas que ganharam fama pela internet se posicionarem publicamente contra essa idiotisse? se essa lei for aprovada será o fim da internet ou o início de uma guerra!
ResponderExcluir