21 de janeiro e inicia-se então o signo de aquário, o penúltimo signo do zodíaco, o seu mito se envolve, mais uma vez, com Zeus e seus romances. Hebe era a deusa da juventude, uma das poucas filhas legítimas de Zeus e Hera, e ela era quem servia os deuses nos banquetes, servindo néctar e ambrosia (alimentos que mantinham a imortalidade dos deuses), contudo, em determinado momento, enquanto servia os deuses, sofreu uma queda e ficou em posição vergonhosa, os deuses começaram a rir ao ponto de Hebe se recusar a serví-los, ela então se limitou a apenas atrelar o carro de Hera e dos banhos dos deuses, mas nunca mais ela voltou a servir os deuses nos banquetes.
Um dia Zeus se deparou com um belo jovem que pastoreava os rebanhos de seu pai, esse seria Ganímedes, príncipe de Tróia, Zeus então se apaixonou por ele e sua beleza, com isso ele se transformou em uma águia e em pleno vôo Zeus o possuiu, depois Ganímedes foi levado para o Olimpo para substituir Hebe, mesmo contra a vontade de Hera.
Ganímedes foi posto a servir os deuses e depois dos banquetes ele lançava na terra um pouco do conteúdo que sobrava nos vasos, em homenagem a ele, Zeus o transformou na constelação de aquário.
Algumas versões afirmam que aquário seria Deucalião, e outros que seria Cécrope, o primeiro por sua época ser marcada por chuvas e o segundo pela sua época ser conhecida pelos sacrifícios de água, pois ainda não existiam sacrifícios humanos ou de vinho.
Aquário é o signo do elemento ar (por mais estranho que possa parecer), sucede capricórnio e antecede peixes, é representado por um homem despejando água de um vaso, e é regido por Urano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário