segunda-feira, 28 de maio de 2012

A ligação dos gêmeos

                                       
Hoje, mesmo atrasado, irei falar sobre o mito do signo de gêmeos. O mito inicia com Leda, que havia recentemente se casado com Tíndaro, Rei de Esparta (Cidade-Estado grega conhecida pela tradição militar e pelos envolvimentos nas guerras mais importantes gregas), mas Zeus se apaixonou por ela, contudo ele sabia que ela não iria querê-lo, pois ela havia se casado a pouco tempo, com isso para satisfazer-se Zeus se transformou em um cisne e apareceu para ela enquanto esta se banhava em um rio, e, enquanto ela o acariciava, ele a possuiu. Pouco tempo depois Tíndaro também a possuiu e nove meses depois Leda deu a luz dois ovos, no primeiro ovo nasceu Pólux e Helena (da Ília, cidade conhecida como Tróia), filhos de Zeus, portanto imortais, no outro ovo nasceu Castor e Clitemnestra, filhos de Tíndaro e com isso eram mortais.
Castor e Pólux eram muito ligados, e com isso eram conhecidos como Dióscuros (filhos de Zeus), foram guiados por Hermes (Deus mensageiro, do comércio e da velocidade) para a cidade de Pelene, no Peloponeso, onde mostraram suas habilidades com a domesticação de animais e a luta. Eles então decidiram acabar com a pirataria que assolava a região naquela época, fazendo isso desarmados, eles ficaram conhecidos como heróis por toda a Grécia. Os dois também são chamados por Calidão para matar um javali enviado por Afrodite como castigo ao povo. Após isso eles se juntam a Jasão em busca do velocino de ouro (mito do signo de áries).
Em um determinado momento Castor e Pólux se apaixonaram por Hilária e Febe, que eram noivas dos irmãos gêmeos herdeiros da Messênia, Idas e Linceu, estes começaram uma luta com Pólux e Castor, e o segundo terminou sendo golpeado por Idas, levando a sua morte. O sofrimento de Pólux o levou a pedir a Zeus que permitisse que Castor pudesse renascer, contudo Hades não permitia o retorno do mundo dos mortos, mas comovido com a intensa fraternidade dos dois ele decidiu que Pólux deveria dividir sua imortalidade com Castor e os dois iriam alternar a vida, enquanto um morria o outro renascia e no outro dia isso se invertia, e assim seguidamente. Em homenagem à tamanho sentimento Zeus os levou para o céu e os transformou na constelação de gêmeos, para nunca mais se separarem.
O signo de gêmeos inicia no dia 21 de maio a 21 de junho, pertence ao elemento ar, é antecedido por touro e sucedido por câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário