Finalmente – como se três partes fosse grande coisa – vou encerrar a saga de filmes trash aqui no blog. Não sei por qual começar, mas deixei os melhores, ou piores como queiram, para este último post. Como são muitos não entrarei bastante em críticas nos filmes, falarei mais de seu enredo e impacto que teve na época de seu lançamento e até o presente.
Portanto, começando com o Ataque dos Tomates Assassinos. Este filme que é um clássico Cult, conta com cenas hilariantes, como um tomate rolando atrás de um homem, cena engraçadíssima, nunca imaginei ver esse tipo de situação no cinema, o tomate rola até pela escada. Outra cena é um tomate gigante indo em direção a mulher e esta correndo feito uma louca no estacionamento de um supermercado, pelo que me lembre. Efeitos mal feitos, roteiro terrível marcam este filme, considerado um dos piores do cinema. Originou mais três continuações, bem melhores que este primeiro filme.
Plano 9 do Espaço Sideral, acredito que este é o pior longa que já vi, sem dúvidas. De pior longa pode ser considerado o melhor trash. Filme de 1956, só foi lançado em 1959. No filme vemos alienígenas trazendo mortos de volta a vida por meio de pistolas para dominar os vivos, para que estes no futuro próximo não destruíssem o sistema solar com uma bomba, este plano é o 9, que dá título ao filme. O diretor do longa, Ed Wood que também é considerado o pior diretor da história do cinema, não viveu o bastante para ver o anti-sucesso de sua “obra- prima”. O filme original ganhara um remake a ser lançado em breve.
Para quem pensa que Peter Jackson, renomado diretor da trilogia O Senhor dos Anéis, não fez filmes trash, está enganado. Dois dos melhores filmes trash para muitos veio deste diretor, um dos melhores da atualidade. Trash – Náusea Total e Fome Animal são clássicos do gênero. O primeiro conta a história de uma cidade chamada Kaihoro, que teve sua população misteriosamente desaparecida. Tal fenômeno ocorreu por conta de uma invasão alienígena, que busca carne humana para abastecer uma rede de fast-food. Muitos sustos, sangue, canibalismo fazem parte do filme. Começou a ser filmado em 1983, sendo finalizado quatro anos mais tarde. Em Fome Animal, um rapaz chamado Lionel vive com sua mãe, mas um dia ele vai a um encontro com uma mulher no zoológico, porém sua mãe não aceita e segue-o. No entanto, sua mãe é mordida por um macaco. Depois do ocorrido, sua mãe acaba morrendo, voltando como um zumbi faminto por seres humanos. Lionel tenta esconder sua mãe da moça e acaba passando por situações hilariantes, como em qualquer filme trash. Curiosidades: neste filme: foram usados mil litros de sangue de porco; na Suécia foram distribuídos sacos de vômitos para quem alugasse o filme; o longa não teve um corte sequer de cenas.
O Vingador Tóxico, outro grande sucesso. Na trama, um jovem faxineiro do Clube de Tromaville é submetido a toda sorte de humilhações por um grupo de estudantes na sua escola. Certo dia é jogado dentro de tonéis de lixo tóxico, e volta sob o nome de Vingador Tóxico. Este filme tem toda uma estética trash, com muitos clichês. Vemos neste filme um caso que está causando debates atualmente que é o bullying, humilhação sofrida por uma pessoa, principalmente no meio escolar.
Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio, filme de 1981 dirigido pelo Sam Raimi, diretor da trilogia O Homem Aranha. Neste filme que fez grande sucesso na época, mostra cinco jovens numa cabana com a presença do Livro dos Mortos. Após encontrarem um gravador com uma fita contendo uma tradução de algumas passagens do livro narrados pelo arqueólogo dono da cabana já morto, acabam despertando espíritos adormecidos, que possuem os jovens um por um, até que o único sobrevivente, Ash, mata todos eles. Este filme teve duas seqüências. Uma das cenas que marca o filme é quando uma garota sai da cabana, como o bosque ao redor é todo possuído pelos demônios, a moça é “estuprada”, isso mesmo, por um galho de árvore (pelo menos foi isso que entendi quando vi a cena). Foi um grande sucesso, sendo proibida sua exibição em alguns países.
Por fim, ultimo filme da saga trash que estou postando. Planeta Terror, de Robert Rodriguez (Era Uma Vez no México), fez muito sucesso em 2007 quando foi lançado. No enredo vemos um grupo de civis tentando sobreviver ao apocalipse zumbi e ainda com uma unidade militar corrupta. Fiquei em dúvida se este filme é realmente um trash. Acredito-me que seja pelas suas cenas. Contém muito entretenimento e humor. Rodriguez dirige o filme com esplendor, com um belo espírito trash, não tornando o longa cansativo ou caindo na mesquiçe, ele sabe muito bem usar a sátira nos momentos certos.
Portanto, acabei aqui de falar de filmes trash, tentei colocar para mim os “melhores dos piores” longas trash da história. Se esqueci de algum,por favor me perdoem, são muitos os filmes neste estilo, prometo se me lembrar de algum outro filme clássico do gênero postarei outra parte com o título “CINEMA TRASH - O RETORNO DO FINAL”.
Espero que tenham gostado do assunto, os filmes trash merecem ser assistidos com um olhar de respeito, são filmes que, mesmo usando baixos orçamentos e recursos de quinta categoria, fizeram sucesso e se tornaram clássicos do cinema mundial.
Obrigado por acompanharem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário