Hoje é 10 de novembro e é aniversário de mais um desconhecido para muitos, eu mesmo não o conhecia, o que não impede que outros o conheçam. Eu estou falando do pintor e gravador inglês, William Hogarth, este nasceu em 1697, em Londres. Ele demorou muito tempo para iniciar seus trabalhos, apenas em 1720 ele se tornou ajudante na oficina de Elis Gamble, um conhecido, e depois se tornando independente produzindo em cobre, fazendo vários trabalhos em livros como em Hudibras, de Samuel Butler. Ele inicia também várias gravuras alegóricas como em "The south sea scheme" e "The lottery", tornando-o muito conhecido, principalmente por gravuras de sátiras.
The south sea scheme
Depois de um certo tempo, em 1728, deu início à pinturas, ao dar início a estudos na academia de Sir James Thornill, seu futuro sogro, em Convent Gardem, em pouco tempo, da mesma forma que suas gravuras, suas pinturas ganharam grande prestígio. Ele em geral representava em suas pinturas temas sociais, mas muitas com um tom bem satírico.
The ball (1745)
Ele em sua época foi muito renomado e popular, chegou, em seus últimos anos de vida, a trabalhar para o Rei Jorge II, morrendo em 1764. Desenvolveu obras em estilo barroco, mas devido ao período de influência do anglicanismo, esse movimento era restrito aos temas não religiosos, algo que não incomodou Hogarth, suas obras com temas de grupos sociais, ambientes externos e alegorias, além de retratos, foram muito bem produzidos. Era nítida sua preferência por ambientes internos de residências com muitos individuos em momentos de encontros, festas e momentos de descontração, mas também acontecimentos históricos fatos acontecidos na época, principalmente em suas gravuras críticas são ótimos, principalmente, para historiadores, aqueles que estudam a história das coisas, política, social, das classes sociais, entre outras. Um conjunto de seis obras representam esse gosto pela crítica, sendo conhecido como Marrige à la mode, onde ele fala sobre o casamento e o que nele existe, essas obras foram muito comentadas pelos críticos da época.
Marrige à la mode (1715)
esq - O contrato de casamento / dir - O levantar da condessa
O estilo de Hogarth é muito bem desenvolvido, suas obras possuem harmonia e delicadeza, suas imagens são claras e alegres, seu cuidado pelos detalhes muito grande, e até exagerado como um bom artista do barroco.
A musical party (1730)
Suas gravuras em geral são em placas de cobre, devido aos traços e os tons, são muito elaborados e são muito úteis para entender os problemas da época.
The bathos (1764)
Sem dúvida ele, William, é um artista de grande importância, não só para os historiadores, mas para quem os observa e para toda a arte, vale a pena tentar conhecer seus trabalhos, por mais que até mesmo o material encontrado sobre ele não é tão grande, mas o suficiente para conhecê-lo e entendê-lo. Quem quiser ver mais obras dele esse site tem várias:
Characters and caricaturas (1743)
Nenhum comentário:
Postar um comentário