terça-feira, 29 de novembro de 2011

No que você prefere acreditar?

     Outro dia, vi um episódio do Mundo da Lua no Youtube que me fez pensar nesse assunto.

     Você prefere acreditar que amanhã você vai estudar, ou trabalhar, ou seja lá o que você faça, ou você prefere acreditar que um dia você vai apertar o botão vermelho de um gravador e dizer: "Alô! Alô! Planeta Terra chamando! Planeta Terra Chamando! Alô! Esta é mais uma edição do diário de bordo de Lucas Silva e Silva falando diretamente do Mundo da Lua onde tudo pode acontecer"; e ser embarcado em uma aventura miraculosa?


     Tem muita gente que acaba entrando neste argumento com relação aos ateus. São frases como: "Você prefere acreditar que você é um bicho descendente do macaco?"; "Você prefere acreditar que sua vida não tem um propósito maior?"; Você prefere acreditar que o universo é fruto do acaso?"; "Você prefere acreditar que depois que você morrer, seu corpo vai apodrecer e virar pó e você vai ser comido por vermes, do que você viver no paraíso?"
     Só tem uma coisa que eu prefiro acreditar: "A VERDADE". E a verdade não é uma questão de escolha, opinião, ou o que você acha mais bonito. Eu quero saber e acredito no que é verdadeiro, no que é real, no que tem mais probabilidade, no que tem mais evidências. Não importa o que me agrada mais, o que é mais bonito. Eu sempre prefiro a verdade. Não importa se a mentira vai me fazer sentir melhor. Esse pré-texto de uma frase, interrogativa ou não, é louco, insano, infantil, e, simplesmente, não é um argumento.
     Você acha que prefiro acreditar num mundo cheio de injustiças, agressões, fome e miséria? Você acha que prefiro acreditar num mundo sem varinhas mágicas, sem dragões, sem bruxos estudando em escolas de magia, sem vassouras voadoras? Não! Eu não prefiro. Eu prefiro acreditar que um dia a minha carta de Hogwarts vai chegar, mesmo eu já tendo dezenove anos. Mas o que eu prefiro não importa. A realidade não vai se moldar aos meus desejos, aos nossos desejos. O Universo não vai se moldar. O Universo tá pouco se importando com o que você prefere. Se você pular, seu corpo não vai pensar duas vezes antes de voltar pro chão. A gravidade está aí pra provar isso. Você pode preferir acreditar em voltar ao chão de um modo menos intenso, mas isso não vai mudar a realidade.
     Todos nós necessitamos de um mundo legal, mas por pouco tempo, para podermos voltar à realidade antes que ela suma de nossas cabeças. Alguns artistas necessitam ver o mundo diferente para criar suas obras miraculosas, mas ao criarem elas, sabem que elas jamais se tornarão reais. O público necessita ver essas obras, por serem belas, por serem diferentes, por serem únicas, mas também necessita entender que todo esse mundo diferente e belo acaba em um piscar de olhos ou, aproximadamente, em duas horas de filme.
     Pare com esse papo furado de "no que você prefere acreditar". Só a verdade é unicamente e honestamente preferível de se acreditar. Se você escolhe no que quer acreditar se baseando no que você gosta, você não está em busca da verdade, está em busca de um mundinho seu. Um Mundo da Lua. Você vai ser sempre um Lucas Silva e Silva só que sem gravador.

     Então, o que você busca na sua vida? Verdade ou Fantasia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário