"É uma teoria e é bom que digam isso porque pode-se esperar que eles sintam o mesmo sobre a Teoria da Gravidade e podem sair flutuando pra casa do caralho!" - Tim Minchin se referindo a quem diz que a Teoria da Evolução é apenas uma teoria.Eu pensei em fazer algumas publicações explicando a Teoria do Big Bang, mas eu, com certeza, não teria tempo de fazer essa semana. Eu prefiro fazer tudo de uma vez e depois dividir em partes, que acho que serão 8 ou 9 partes. Grande, né!? Apesar do que meu amigo, também autor deste blog, Rafael Ferreira me sugeriu, eu não vou "deixar a desejar" ou pedir para que vocês, leitores, procurem mais informação em outro lugar. E essa não é a 1º parte das publicações, só vou explicar algumas diferenças sobre a palavra "teoria".
Tá bom, a Teoria do Big Bang é uma teoria sim, mas não do jeito que muitos religiosos e neo-ateus sem nexo falam por aí. A Teoria do Big Bang é uma teoria científica e não uma teoria como uma idéia. As teorias científicas se baseiam em hipóteses - que não são, necessariamente, erradas, duvidosas ou dúbias - que estão sempre se confrontando entre si e com os fatos científicos, fatos estes que integram um grupo amplo de evidências que, junto as hipóteses, estabelecem uma base sólida à teoria científica.
Uma teoria como uma idéia ou, o que eu vou chamar aqui, teoria ideológica, tem como princípio de criação de si mesma a imaginação. É algo como, a Lua ser uma lâmpada fluorescente enorme ou a existência do céu e do inferno. São teorias que saem da imaginação pessoal. Algumas teorias ideológicas são compartilhadas por muitas pessoas, outras por menos pessoas. O fato é que, as teorias ideológicas não são reais até que se prove o contrário. As teorias ideológicas podem ter várias hipóteses, mas, essas hipóteses, não se confrontam com fatos científicos e, por isso, não têm evidências, o que as tornam falsas.
Toda a parafernalha tecnológica que você usa no dia-a-dia, como TV, carro, celular, computador, só foi possível ser criada através do conhecimento oferecido pelas teorias científicas que não são especulações. A Teoria do Big Bang não é uma especulação, é uma teoria científica, como a Teoria Eletromagnética ou Gravitacional. Não faz sentido dizermos que ela ainda é uma teoria, seria melhor dizer que ela agora tem o status de teoria, mas uma teoria científica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário