terça-feira, 11 de outubro de 2011

O Homem da Natureza

     A natureza do homem ou o homem da natureza. Como o sabiá constrói seu ninho, o humano constrói sua casa. Assim como existem muitas espécies de cavalos, existem muitas espécies de humanos. Qual a nossa diferença entre todos os outros animais? A racionalidade? Nem todos têm racionalidade, mas não vou entrar nessa questão agora.


     Ao invés de pensarmos que apenas os humanos têm racionalidade, por que não pensarmos que os pretensos cientistas que fizeram essas "descobertas" pudessem estar mais uma vez inflando o ego que muitos humanos têm "desde que o mundo é mundo"? Novamente a idéia de que somos superiores a tudo e a todos.
     A idéia de que os animais não têm racionalidade vem do conceito de "besta". Besta só no sentido de ser uma fera? Não! Besta, também, no sentido de estúpido, ignorante, pedante e pretensioso. Então, você pode entender o por que de muitos humanos também serem irracionais. Também serem bestas. Também serem parte da natureza. Assim como um leão não pensaria duas vezes em te atacar e te matar por que você entrou no "território dele", um humano não pensaria duas vezes em atacar o leão. Claro que isso não se aplica nem a todos os leões, nem a todos os humanos. Pois todos são diferentes.


    Assim como esse criador de leões aprendeu a não matar os leões, os leões aprenderam a não matá-lo. Mas aí você se pergunta: "Isso não é domesticação de animais? Esses animais não ficaram dóceis depois de serem tirados de seu habitat e criados no zoológico?". Bom, sim, mas existem animais que não precisam ser tirados de seu habitat e mesmo assim são dóceis. Como é o caso de Kevin Richardson, o Homem-Leão.


     Por muito tempo eu ouvi dizer - e talvez você também tenha ouvido - que o homem modifica a natureza, mas muito pelo contrário. O homem é da natureza. Se relaciona com ela. As modificações costumeiras dos humanos são naturais. A tecnologia é natural. O avanço, bom ou ruim, é natural.
     Acho que muitos donos de animais podem dizer que eles têm sentimentos iguais a nós. Que eles são racionais e muito parecidos conosco. A Medicina Veterinária é uma prova disso. Ela "nasceu" em detrimento da ajuda, de aliviar a dor dos seres vivos que amamos.
     Quem sabe você possa entender melhor isso ao longo do tempo, pensando melhor nesse assunto. Quem sabe possa deixar de ser arrogante, e respeitar mais e melhor todos os seres vivos. Pois eles são tão racionais quanto nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário